adoravelcliche-rifferama

Adorável Clichê escancara influência do post-rock em single

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone

Contribua


A Adorável Clichê, de Blumenau, começou as suas atividades em 2013 e vem, desde então, aperfeiçoando o seu som, que mistura elementos de shoegaze, dream pop e post-rock. Do EP “São tantos anos sem dizer” (2016) ao álbum “O que existe dentro de mim”, que figurou em diversas listas de melhores de 2018, o salto de qualidade foi marcante. Após um ano pouco produtivo em 2020, com o lançamento do single “Derrota”, a banda está de volta com material novo, incluindo um álbum para 2022: na última sexta-feira (20), o quarteto divulgou a música “Mar aberto”.

O single foi produzido novamente pela própria banda, que é composta por Gabrielle Philippi (vocal e guitarra), Marlon Lopes da Silva (guitarra e voz), Felipe Protski (guitarra, sintetizador e voz) e Gabriel Geisler (baixo). Segundo o guitarrista Marlon Lopes da Silva, em “Mar aberto” a Adorável Clichê revela a forte influência que recebeu do post-rock e grupos como o norte-americano Explosions In the Sky, com mais guitarras, reverbs, delays e diversas camadas de sintetizadores. O músico, que é responsável pela produção em estúdio, também falou sobre o desafio de trabalhar dessa forma.

— Diferentemente de “Derrota”, “Mar aberto” volta com força total nas guitarras, mas sem abandonar os sintetizadores. Sempre foi uma vontade minha criar algum som com um solo com pegada bem Explosions in the Sky no final, acho que finalmente conseguimos. Gravar em casa tem seus prós e contras. Acredito que a maior dificuldade seja paradoxalmente o maior ponto forte, que é a abundância de tempo. Ao mesmo tempo que ela possibilita maior detalhamento para a produção, ela banaliza perdas desnecessárias e torna fácil qualquer decisão que envolva furar o planejamento.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *