Nova formação da Primavera nos Dentes.
Foto: Sidney Kair

Ainda tem espaço para a Primavera nos Dentes

A Primavera nos Dentes foi uma das primeiras bandas que ouvi. Cresci escutando “O Parto” (1997), um dos grandes clássicos da música catarinense, mas nunca pude vê-los ao vivo, já que encerraram as atividades no começo da última década. Foram mais de dez anos de espera para colocar um fim nessa frustração. O show da Maratona Cultural do ano passado, na Lagoa da Conceição, foi libertador. Melhor ainda foi saber que o grupo símbolo da minha amada Biguaçu voltaria com força total.

Depois de algumas apresentações e a produção do documentário “Vagabundos”, de Sidney Kair, que conta a trajetória da banda desde os anos 1980, Joe (voz, violão e percussão), Nei (gaita de boca e voz), Márcio Pacher (guitarra) e TD (bateria) voltaram ao estúdio com Maycovytch Oliveira no baixo e os músicos de apoio Dani Longaray (voz) e Johnny Sontag (teclado).

Nesse sábado, dia 10, a Primavera nos Dentes toca no Petry Premium Lounge, em Biguaçu, o primeiro show do projeto Catarse. Em pouco mais de um mês (entre maio e junho), a banda levantou R$ 10 mil para a gravação de um EP com seis músicas “inéditas”: “Donzela da Mata”, “Suburbanos”, “Olhos da Rua”, “Andréa”, “Música do Coração” e “Opinião Reciclada”. O novo trabalho, que está sendo gravado no Pimenta do Reino, sai em outubro.

Para chegar ao valor, a banda fez um ensaio aberto na casa do Joe, que conversou com o Rifferama sobre o momento da banda. Munidos de um notebook, foram cadastrando as doações enquanto tocavam as suas clássicas para os fãs, como “Capitão do Barco”. Emocionado em relembrar os velhos tempos com os amigos que morou junto nos anos 1990, Joe avisa: a Primavera nos Dentes vai pegar a estrada.

Joe em apresentação no TAC, em Florianópolis

Joe em apresentação no TAC, em Florianópolis.

– Eu não botei fé no começo (no Catarse), mas não podíamos perder essa. Foi genial, um momento muito legal para nós. Voltamos mesmo, queremos pegar a estrada e precisamos ter algo novo. Será um trabalho bem variado, que vai mostrar o que nós somos, um som bem coeso, com aquelas passagens instrumentais características da Primavera. Estamos ensaiando bastante. Vai ficar muito bom.

O show de lançamento ainda não tem data, mas será na Célula Showcase. Entre as participações especiais do retorno fonográfico da Primavera nos Dentes estão Luciano Bilu, Gerry Costa (Dazaranha) e Ive Luna, do Cravo da Terra. O desafio agora é buscar um empresário para a banda, que voltou pelos fãs.

– A Primavera nos Dentes foi a única banda que lotou o TAC no Projeto 7:30. Uma banda que não está tocando na rádio, não estava fazendo show. Sabemos que o mercado, sem preocupação de falar isso, precisa de uma banda como a nossa também. Temos público. Estamos muito a fim, nos divertindo mesmo. A adrenalina está lá em cima com essa expectativa de botar um novo trabalho na praça, mas precisamos de um profissional que venda a banda. Estamos abertos. Queremos ir para a rua.

E aí, vai perder esse show? Saiba mais sobre o evento aqui.

Fotos: Sidney Kair

Nasci em Blumenau, mas fui criado em Biguaçu, cidade em que vivi até os 28 anos: hoje moro em São José. Sou jornalista, me formei na Estácio de Sá e trabalhei no jornal Notícias do Dia, a minha casa entre 2009 e 2016, entre indas e vindas. Escrevia sobre esportes no impresso, mas sou apaixonado por música, a melhor invenção do homem.

17 Comentários

  1. Eu e a minha esposa consideramos o nosso disco. Marcou muito o nosso início de namoro... E já faz 13 anos. Espero realmente que a banda volte com tudo, pois eu quero voltar a assistir um super show da Primavera nos Dentes.
    Sucesso

  2. Desde criança escuto o som deles, e como muitos já falaram, a mistura de ritmos e estilos é o diferencial da banda! Ao mesmo tempo que temos músicas complexas, com ritmos quebrados e difíceis, temos também refrões cativantes e simples.
    Com certeza é um som único, e agradeço a eles pelo retorno!

  3. Não fui ao show no Petry Lounge, mas fui no TAC 19:30 e literalmente me arrepiei! Engraçado era ver a cara da galera "velha guarda" na platéia admirados por eu saber TODAS as letras de cor! Assim como tu, Daniel, cresci ouvindo eles, e também tinha um destes sonhos, ver o show. Realizei de maneira fantástica ajudando a lotar o TAC e fazer parte desse histórico dia (nem sabia que foi a única banda que esgotou os ingressos).
    Que venha mais som irado! E mais posts de bandas desconhecidas das rádios mas ótimas para os ouvidos da raça!

    Abraço!

  4. Sensacional. Fico emocionado só em ler os comentários da galera.
    Primavera nos dentes está entre minhas 10 bandas preferidas no mundo.
    Tenho orgulho de ser amigo do pessoal da banda e incentivador da raça pra voltar a tocar. Sempre que posso estou lá, acompanhando..
    Ouvir a gaita no Ney, me fez querer aprender o instrumento.
    O cd o Parto, ainda me dá arrepios ao ouvir. é uma sonzeira.
    Sábado estaremos lá no petry, e dia 14 de novembro, já posso adiantar que eles tocarão na praia de Palmas depois de 20 anos, no Sunset Café, e o ingresso dará direito ao novo cd, que já estará lançado!
    Longa vida ao Primavera, longa vida ao rock and roll.

  5. Ajudei com muito orgulho a banda no Catarse.

    Ansioso pelo show de sábado. Viva a Primavera!

    Abraço

  6. Grande Daniel valeu pelas palavras e um agradecimento especial aos nossos fas, valeu pelo apoio sempre.

  7. O Primavera faz um som que orgulha e lembra as raízes "manezinhas", grandes caras, grandes músicos, grande influência! Nós fãs estamos muito felizes que esse tão desejado retorno que parecia tão difícil tenha ocorrido!

    Infelizmente vou estar em viagem e não poderei prestigiar o show neste sábado, mas certamente estarei acompanhando os próximos!

    Valeu Primavera!

  8. Estava na hora de existir um espaço para valorizar os artistas locais. Artistas que por diversos motivos não conseguem entrar na mídia.
    É muito bom se deparar com matérias como esta, por exemplo. É importante que as pessoas conheçam e saibam que tem muita gente trabalhando em projetos de boa música.
    Nada contra os mcs e djs, mas enquanto a maré os carrega, o Rifferama vem de encontro pra trazer novas, velhas e boas surpresas.
    Estou adorando o blog.
    Abraço.

  9. Putz, ir ao show do Primavera é uma das coisas que mais me dá alegria, energia e sentimento de liberdade. Ouvir o som, cantar as músicas que aprendi ainda menina, nas primeiras festas que frequentei, é demais. Ver amigos no palco, a empolgação e o amor com que cantam e interagem é muito bom. Boas recordações, melhor ainda saber que estão de volta. Sou apoiadora e fã, sempre! Em novembro é Primavera nos Dentes no Sunset Palmas :)

  10. Show de bola!
    Sempre fui muito fã da banda!
    Espero que o novo baixista consiga substituir o Rogerinho à altura, pra que a banda não perca aquela pegada "Primavera"!
    Abraço!

  11. Por onde anda a cantora daquela época?

  12. Vou ser bem sincera: só conhecia a banda de ouvi falar, porque meus primos, mais velhos que eu, gostavam muito na adolescência dele e na pré (adolescência) minha.
    Gostei muito do show deles na praça de Biguaçu, na festa de comemoração de aniversário da Cidade neste ano.
    Com certeza, vamos prestigiar a banda no sábado e tomara que eles possam levar música boa e o nome de Biguaçu para todo o país.

  13. Essa banda é muito bacana! Nunca tinha ouvindo o som deles ao vivo. Quando falaram do retorno fiquei interessado em assistir. Como eles estavam muito tempo parados, não esperava uma apresentação impecável. Mas foi só até ouvir a primeira música para perceber que a engrenagem estava perfeita e a música saiu redondinha! Mal posso esperar para vê-los novamente sábado, no Petry!

  14. Quero deixar registrado minha satisfação em ser amiga da banda, são pessoas do bem, músicos de qualidade que trazem um pouco de cultura para nossa cidade. Biguaçu deve ter muito orgulho de ser o berço desses músicos. Boa sorte...Sucesso.

  15. Nem consigo acreditar que eles voltaram a tocar. O Joe foi meu professor de Ed. Física a tantos anos atrás. Nos meus 16/17 anos pude apreciar alguns shows do do Joe na sua rápida carreira solo ao lado da Jeremias Sem Cão. Eles tocavam um Raul como nunca. kkkkkkk É uma alegria poder ver uma banda da nossa cidade voltar à ativa depois de tantos anos. Felicidades e muito sucesso a eles!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *