blackrio-rifferama

Black Rio comemora os 40 anos de “Maria Fumaça” em Floripa

A turnê comemorativa dos 40 anos do álbum “Maria Fumaça”, da Banda Black Rio, passa por Florianópolis nesta sexta-feira (1º de dezembro). Os ingressos para o especial, que acontecerá nas dunas da Joaquina, no De Raiz, estão no segundo lote, a R$ 40 (na hora custará R$ 60). O grupo Caricas fará a abertura do evento, que ainda terá a participação do Projeto Bolachada na discotecagem. A produção é da Saravá Cultural.

Comandada pelo pianista William Magalhães, filho do saxofonista e fundador da Black Rio, Oberdan Magalhães, essa formação não conta com nenhum integrante original da banda. Com um repertório desses, quem se importa? A homenagem é válida: “Maria Fumaça” é um dos grandes clássicos da música brasileira. Além de Santa Catarina, a turnê segue por 12 capitais e sete países (França, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Portugal, Espanha e Alemanha).

A Black Rio foi formada em 1976 pelo já citado Magalhães e por Barrosinho (trompete), que faziam parte do grupo Abolição, do grande pianista Dom Salvador, ex-Rio 65 Trio. A mistura do funk/soul com o samba gerou “Maria Fumaça”, que influenciou gerações e colocou a banda entre as grandes da época no circuito instrumental, ao lado de Azymuth e A Cor do Som. Parafraseando a Sociedade Soul: não tem como ficar parado, não!

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *