cestoempirico-rifferama

Cesto Empírico vai lançar 36 músicas de um minuto até 2023

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A banda Cesto Empírico lançou o primeiro álbum em 2019, mas pouca gente ouviu. “1” foi disponibilizado nas plataformas e não teve nenhuma promoção. O trio constituído por Alvanir Poster de Ávila (composições, arranjos, violão e guitarra), William Marcos Ribeiro (flauta, clarinete, saxofone e arranjos) e Rafael Prim Meurer (voz e bateria), todos formados em Música na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), sequer tinha um perfil nas redes sociais na época. O anonimato, felizmente, acabou. Com um segundo projeto em andamento, bastante ambicioso, o grupo está conseguindo chegar nas pessoas e nos últimos dias comemorou 100 mil execuções no Spotify.

Os cinco singles divulgados neste ano fazem parte do novo álbum da Cesto Empírico, homônimo, que consiste em 36 composições de um minuto, inspiradas em ditos populares ou máximas de pensadores. Segundo o cantor e baterista Rafael Prim Meurer, a banda vai publicar uma faixa por mês ou um EP (com músicas do mesmo grupo temático) até o fim de 2023. Com referências tão diversas para escrever, o resultado sonoro aponta para vários caminhos: tem canção, samba, música instrumental, renascentista e até metal. As frases escolhidas não determinam o gênero que a Cesto Empírico toca, elas são uma motivação inicial, explica o integrante do trio.

— “Cesto Empírico” tem muito a cara do nosso grupo, como sendo um lugar, o cesto, uma espécie de mochila ancestral que a gente leva com tudo o que é importante para nós. Empírico envolve experimentação, uma prática musical que tem relação com pesquisa, descoberta. E por isso também a gente acaba apontando para gêneros dos mais diversos. Essa inspiração nos ditados e nas máximas dos pensadores da cultura erudita tem a ver com essa busca de captar uma sabedoria de duas pontas e trazer isso poeticamente para as músicas, mas também musicalmente, pegar coisas que são da música de concerto e também da música popular e regional. Esse álbum é o grupo tentando se achar nesse lugar, fazendo coisas muito diversas para entender outras direções futuras para a gente.

Acompanhe os próximos lançamentos

20 de maio – Você caminha (Single)
10 de junho – Ouço e toco a vida (Single)
8 de julho – Visaria o sol (Single)
5 de agosto – Pimenta no zóio (EP)





Foto: Rafael Pfleger

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *