coletivotapera-rifferama

Coletivo Tapera faz ponte entre o popular e o pop em álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O Coletivo Tapera, de Itapema, é mais um grupo que busca fortalecer a cultura regional catarinense, a exemplo de nomes como Tarrafa Elétrica, Sarau Afro-açoriano (premiado em nível nacional) e das cantoras Ana Paula da Silva e Natália Pereira. O álbum “Andantino caiçara”, lançado no dia 21 de abril nas plataformas digitais e também como livro ilustrado, é um importante documento para a nossa música. Entre falas de pescadores, batucada de Boi de Mamão e referências às religiões afro-brasileiras, o Coletivo Tapera faz música regional, mas não só. Sérgio Negrão, Tinho Santos, Teteu Caetano, Ariel Jimenez e Peter Allan conseguiram fazer uma ponte entre o popular e o pop, misturando o som de raiz com outros elementos.

O álbum foi gravado entre janeiro e abril deste ano em Itajaí, no ODZ Music, e tem produção da própria banda e de Oliver Dezidério, responsável pela captação, mixagem e masterização. “Andantino caiçara”, financiado pelo Fundo Nacional de Cultura da Lei Aldir Blanc, flerta com diversos estilos como o rock, a MPB, a música latina e o funk, como em “Rio de fita”, mas é essencialmente regional. O álbum traz a participação especial do grupo Boi de Mamão Raiz da Terra, que fez o seu primeiro registro profissional em estúdio em mais de 50 anos de história. Em contato com o Rifferama, o cantor e compositor Teteu Caetano falou sobre o conceito do trabalho e o objetivo do Coletivo Tapera.

— No começo a gente não sabia que a banda tinha nascido para isso, essa vocação de fazer uma música regional, promovendo a aproximação da cultura popular, as manifestações culturais, as formas linguísticas, da cultura pop como cultura de massa. A nossa ideia nunca foi ser regional raiz. É uma forma de levar esse som para outros ouvidos. O álbum tem um conceito, o ritmo do boi, os tambores, ele é feito em cima de percussão. Não foi algo pensado, é algo que a gente enxerga a distância agora. Só depois que o conjunto da obra foi finalizado que conseguimos refletir sobre esse caminho que tomamos. A cultura regional não precisa de resgate, ela sempre esteve viva. O Coletivo Tapera é mais uma banda que vem para fortalecer a cultura regional, mas as músicas vão além disso.

Ficha técnica

Composição, voz, reco reco e conceito: Teteu Caetano
Composição, voz, violão, baixo e ukebass: Peter Allan
Composição, voz, triângulo e ilustração (desenho) da capa: Sérgio Negrão
Composição, voz, violão e guitarra: Tinho Santos
Cajon, berimbau e flauta transversal: Regis Silveira
Bombo Leguero, sacha bombo e bateria eletrônica: Ariel Jimenez
Guitarra e assistente de gravação: Bernardo Soares
Teclados e produção musical: Oliver Dezidério
Vocais de apoio: Maike Boing, Lucas Caetano, Katty Tenreyro e grupo Boi de Mamão Raiz da Terra
Ilustração (pintura) da capa: Camila Lagoeiro

Foto: Barbara Tomasi

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *