Nunca estivemos tão bem em termos de produção (quantidade e qualidade) em Santa Catarina. Não é a primeira nem será a última vez que afirmo com toda certeza. Enquanto a “grande mídia” insiste em virar as costas para essa realidade, os veículos independentes aparecem para dar visibilidade aos nossos artistas. É o caso do [RE]Presenta, do canal Uirapuru, de Joinville.
Desde o primeiro lançamento, em 20 de julho, com Jesus Luhcas, o projeto já disponibilizou oito episódios. Serão 24 vídeos por temporada, com músicos catarinenses ou que estiverem de passagem pelo estado, como aconteceu com o Maglore (BA). O oitavo programa saiu na última quinta-feira (7), com o Capim Santo, duo de Brusque formado por Luminoso (violão e voz) e Didi Maçaneiro (percussão e voz).
O [RE]Presenta vai ao ar todas as quintas-feiras e é gravado na Casa 97, espaço alternativo da cidade. A equipe do canal Uirapuru é formada por Gabriel Silva (produção), Guido Guelbcke (vídeo), Jader Rampinelli (edição) e Claudio Ferrari (áudio). O objetivo, segundo o produtor Gabriel Silva, é ser referência na divulgação da criação artística autoral.
– Queremos fazer a primeira temporada de forma orgânica, sem posts pagos. A repercussão está ótima. A classe artística tem abraçado cada vez mais também, temos recebido material de Santa Catarina inteira. Ainda teremos Ana Paula da Silva, John Mueller, Diego Hobus, a maestrina Fabricia Piva, enfim, temos gravado muita gente. O intuito do [RE]Presenta é autoral e é assim que será.
Foto: Gabriel Silva