dacordocanto-rifferama

Da cor do canto renova a música brasileira em “Arcoirizar”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Os cantores e compositores Cassiani Tasca e Rafaelo de Góes têm muito em comum além da paixão pela música. Estabelecidos em Itajaí, os artistas lançaram em 2019 os seus álbuns de estreia: Cassiani, que é natural de Joaçaba, estreou com classe em “Diário de um amor sem fim!”, enquanto de Góes apresentou “Nós já daqui assim”. Trabalhando junto nos últimos dois anos, o duo resolveu batizar o projeto como Da cor do canto, nome do primeiro single da cantora, que saiu em 2020, já com participação do parceiro na composição e no violão. Na última quinta-feira (19), a dupla divulgou o fruto dessa colaboração, “Arcoirizar”. Com oito faixas, o material foi produzido por Elieser de Jesus e masterizado por Marcelo Fruet (Mulamba, Dingo Bells, Chimarruts, entre outros).

O single “Flutuar”, que foi disponibilizado em abril, indicava a estética que Cassiani Tasca e Rafaelo de Góes seguiriam no álbum. As faixas têm raízes na música popular brasileira, mas o trabalho de Elieser de Jesus, produtor revelação no estado, deixou a música do duo com uma sonoridade moderna, flertando com outros ritmos, como o samba e o pop. Outro ponto de destaque em “Arcoirizar”, que foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, é a conexão com a poesia, com momentos de culto á palavra falada inseridos em meio às canções. O objetivo, segundo o cantor, compositor e violonista foi fazer algo novo, sem deixar de ser dançante ou acessível.

Fizemos uma construção que é musical, de pessoas que têm vivência na MPB. O Elieser é um cara que enxerga o mundo através da tecnologia e nos levou a um outro lugar, de tentar comunicar a outros públicos. Se de um lado buscamos essa sonoridade mais acessível a um público maior, por outro não poupamos a elaboração das letras, contar a nossa verdade. Por isso a gente colocou alguns poemas ao longo do disco, tentou buscar uma estética nova, ousada, junto de uma sonoridade atual. Foi um desafio fazer essa mescla.

Ficha técnica

Composições: Cassiani Tasca e Rafaelo de Goes
Voz: Cassiani Tasca
Voz e violão: Rafaelo de Goes
Baixo: Alexandre Vicente e Arnou de Melo
Bateria e percussão: Willian Goe
Violoncelo: Fernanda Koppe
Teclados, arranjos, produção musical, gravação e mixagem: Elieser de Jesus
Masterização: Marcelo Fruet

Foto: Elaine Theodoro

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *