negatereza-rifferama

Documentário conta a história de pioneira do samba em Itajaí

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone

Contribua


No dia 4 de junho, a produtora Azul Filmes lançou o documentário “Nega Tereza”, que conta a história da multi-instrumentista e mestre de bateria Terezinha Muratez Peres. Nascida em Cruz Alta (RS), Nega Tereza foi uma das pioneiras do samba e do Carnaval em Itajaí e responsável pela formação de artistas e músicos na cidade desde os anos 70. O filme, que tem 30 minutos, integrou a programação da Mostra Audiovisual Itajaí 161 Anos e foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com renúncia fiscal da APM Terminals.

Dirigido pelo jornalista Maicon Renan, o documentário traz na trilha sonora músicos da cidade como Rafaelo de Goes, Chico Preto, Manga do Cavaco (sobrinho da homenageada), Eder Miguel e Andrezinho, além do samba enredo “Olhai os lírios do campo com o tempo e o vento de Nega Tereza”, da Escola Michel Curru, que celebrou a vida da itajaiense de coração no Carnaval de 2013. Para contar a história da personagem, a equipe entrevistou pessoas próximas, familiares, amigos e a própria saxofonista, que falou sobre a juventude no Rio Grande do Sul, a atuação no circo e sua chegada em Itajaí.

“Elaborar este projeto foi uma oportunidade única de contribuição para uma comunidade de muitos heróis. Compartilhar através do audiovisual um pouco das histórias de Nega Tereza foi uma experiência de muita alegria. Ouvi-la, seja conversando, cantando, ou tocando seu saxofone é gratificante, e eu penso que essa experiência precisa ser vivida por mais pessoas. A Nega Tereza é símbolo de luta, arte e realização humana”, afirma Maicon Renan, diretor, roteirista e editor do documentário.

Ficha técnica

Realização: Azul Filmes
Direção, montagem, edição e finalização: Maicon Renan
Codireção e direção de produção: Pietra Garcia
Roteiro: Juny Hugen, Maicon Renan e Pietra Garcia
Produção executiva e assistência de produção: Sabrina Vianna
Direção de fotografia: Juny Hugen
Assistência de câmera: Sérgio de Oliveira Júnior
Técnico de som direto: Bruno Golembiewski
Designer gráfico: Amália Ágatha
Captação de recursos: Camila Gonçalves
Assessoria de Imprensa: Juny Hugen
Assessoria contábil: J.E Contabilidade
Agradecimentos: Nega Tereza e família, Mercado Público de Itajaí, Vila Sete Zero Cinco – Casa de Arte, Arquivo Público de Itajaí, Projeto Nossa Velha Nova Cruz Alta e Quintal da Su

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. EU MARCIO SILVA FUI TECNICO DE SOM VIAJAVA COM ELA E SR LUIZ CARLOS FREITAS POR VARIAS PARTES DO ESTADO E TBM NA MAREJADA QUANDO ERA LONA AINDA ELA SE APRESENTAVA SEMPRE LÁ COM SEU LUIZ TRABALHAVA NA TOK SOM NA ÉPOCA EM BREVE IREI VISITAR

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *