jotafortinho-rifferama

Nine Circles: Conexão Blumenau x Portugal com Jota Fortinho

Em novembro de 2016, o vocalista Jota Fortinho deixou Blumenau para tentar a sorte no Velho Continente. A ida para Portugal adiou o seu retorno ao cenário independente. Na época, o cantor também teve de abandonar os planos que tinha com a Before Eden e a Fortress. Mas a escolha parece ter sido acertada. Em abril deste ano, Fortinho lançou o segundo EP da carreira, com o grupo Nine Circles, de Lisboa, e acabou de ser contratado por uma banda de power metal da Eslováquia.

Nesse vácuo de 12 anos que separa o novo trabalho de “Virtual Age”, EP da Liberty Expression, de Blumenau, o vocalista continuou no ramo, mas distante da música autoral. Manteve por anos um especial Muse, que está dando sequência em Portugal, e atuou em outros projetos. Empolgado com as novas oportunidades, Fortinho só lamenta não ter continuado nas bandas catarinenses. A parceria e amizade, no entanto, permanecem: o cantor está gravando uma participação no próximo single da Before Eden.

– A minha história com a Before Eden começou há muitos anos. Cheguei a fazer alguns ensaios com eles na época da Liberty Expression, mas não deu certo. Montamos um show bacana e no meio disso tudo o Marcelo Rosa entrou em contato comigo. Sempre fui fã da Fortress. Desde o princípio a ideia era uma volta firme (dos dois projetos). Não teve nada pessoal. Essa minha oportunidade de vir para Portugal, acredito, ajudou um pouco a mudar o rumo das bandas.

“God’s Playground”, EP da Nine Circles, levou mais de um ano para ser feito. Fortinho conheceu o guitarrista João Ferreira por acaso, em um ensaio para montar um tributo ao Helloween. Influenciado principalmente por Michael Kiske e pelo power metal, o vocalista teve de se adaptar ao estilo da banda, mais agressivo. O retorno do público tem sido bastante positivo e, no momento, o grupo prepara o show de estreia, que deve acontecer em julho.

– Comecei a fazer contatos antes de vir, mostrar o meu trabalho, logo que cheguei fiz alguns ensaios para conhecer os músicos. O João Ferreira ensaiou com a banda tributo ao Helloween e perguntou se queria cantar na banda dele. Não queria descaracterizar o que a banda já tinha feito, foi um grande desafio. Nunca tinha cantado nesse estilo. Agora estamos buscando gravadoras, negociando com produtoras e preparando o show. Tem muita coisa para sair nos próximos meses.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *