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Os melhores trabalhos lançados em Santa Catarina em 2017

Comecei a escrever sobre bandas catarinenses em 2010. Nesses sete anos que se passaram, o salto foi gigante, em quantidade, qualidade e profissionalismo. A criação do Rifferama não só abriu os meus olhos e ouvidos para a arte produzida aqui como reacendeu, também, a curiosidade em descobrir novos sons. Esse portal tem uma missão. E o papel de uma lista como essa é reconhecer o trabalho dos outros, incentivar a produção autoral, que em 2017 superou todas as expectativas, e apresentar um panorama do cenário de Santa Catarina. Ouvindo esses trabalhos abaixo (clique na playlist), só consigo pensar em uma coisa: 2018 promete.

Álbuns

Junior Marques

10 Mareike – Dois

“Dois”, lançado em julho, é o retrato de uma nova Mareike. No primeiro disco, gravado em 2012, quando ainda utilizava o sobrenome Valentin, a cantora tinha um repertório calcado na MPB. As músicas, parcerias de Gregory Haertel com outros compositores, soam modernas e pendem para o pop. A produção acurada de Giba Moojen e a presença de grandes instrumentistas, como Caio Fernando (baixo), vencedor do Prêmio da Música Catarinense de 2017, provêm uma base poderosa para a blumenauense brilhar com sua voz consonante.

Fabio Pantoni

9 Coletivo das Flores – Coletivo das Flores

Não seria exagero classificar o som do Coletivo das Flores, de Joinville, como world music. O grupo não se prende ao samba-rock e mistura diversos ritmos brasileiros e do mundo. A cítara na abertura de “Oráculo” já escancara a proposta ousada de Felipe Harger (voz) e companhia. Tem baião, tem xote, tem groove, tem samba, tem rock. E o melhor de tudo, nada soa forçado ou pretensioso; as transições são naturais. As letras bem humoradas também são um ponto positivo desse trabalho. Para ouvir sorrindo do início ao fim.

Patrícia Estivallet

8 Sarau Afro-açoriano – Fui Tarrafear

Formado por músicos de Bombinhas, Porto Belo e Itajaí, o Sarau Afro-açoriano faz uma ode à cultura popular catarinense. “Fui Tarrafear”, eleito melhor álbum no Prêmio da Música Catarinense, em novembro, é mais do que um disco. É um registro histórico das tradições de um povo. A releitura de “Barra da Lagoa”, do Grupo Engenho (de 1980), é daqueles raros casos em que a versão supera a gravação original. Um trabalho incrível, com três vozes cantando em harmonia sobre um sem-número de instrumentos de percussão. Feito com talento e coração.

Mariana Chinato

7 Duo Multueira – Duo Multueira

O Duo Multueira é mais uma revelação da cena catarinense. Pedro Henrique Silva (voz e violão) e Beatriz Schmidt (percussão e vocais) presenteiam o ouvinte com dez composições encantadoras e muito bem arranjadas. Os convidados especiais foram escolhidos a dedo para oferecer outras facetas à sonoridade praticada pela dupla. O projeto gráfico, assinado por Mariana Chinato, também é digno de nota. “Duo Multueira” é um mimo, um carinho na alma. Um trabalho que precisa ser descoberto e apreciado por todos que gostam de boa música.

Stivy Malty Soares

6 Brass Groove Brasil – Sopro Brasileiro

A Brass Groove Brasil, como o nome sugere, tem uma proposta diferente. O quinteto de metais formado por Jean Carlos (trompete), Carlos Schmidt (trombone, bombardino e tuba), Fábio Mello (sax), Braion Johnny (clarinete e sax) e Aurélio Martins (trombone) rouba a cena em “Sopro Brasileiro”. A banda ainda se dá ao luxo de contar com Cristiano Ferreira na guitarra, Rafael Calegari no baixo, Cristiano Forte na bateria e Alexandre Damaria na percussão. Esses mestres, juntos, criaram uma obra-prima da música instrumental catarinense, que tem a participação de Gloire Ilonde nos vocais de “Une Parti de la Terre”. Refinadíssimo.

Maria Augusta SB

5 John Filme – Fohn Jilme

Quando “Fohn Jilme” saiu, no começo de novembro, a lista de melhores do ano já estava fechada. O segundo álbum da John Filme, de Chapecó, tem no Sonic Youth uma grande referência. As músicas, compostas em inglês por Akira Fukai (bateria) e Fernando Paludo (guitarra), que inverteram os instrumentos para essa gravação, são cativantes mesmo seguindo pela rota do experimentalismo. Chama a atenção a mistura de sentimentos que o disco provoca. Em alguns momentos, como em “Fon Fon”, o pau come solto, mas “Czarnoboy” passa uma sensação de relaxamento. E esse “morde e assopra” é o maior barato.

Nefhar Borck

4 Rédea Solta – Efrata

O Rédea Solta, que não é mais trio após a inclusão de André FM (bateria e percussão), abandonou a pilcha, mas segue aperfeiçoando a sua música regional catarinense, mais moderna e com ecos do rock. A performance de Arthur Boscato é impressionante: gravou violões, guitarra, baixo, cavaquinho, gaita-ponto, eletrônicos, percussões adicionais e ainda criou os arranjos de sopro. A união das três vozes (com Felipe Silveira e Rafael Vieira) é o diferencial desse álbum, que é abençoado com a canja de François Muleka em “O Homem de um Livro Só”.

Rael Brian

3 QUAZIMORTO – QZMRT

Gravado em apenas cinco dias, o álbum de estreia do QUAZIMORTO, lançado em junho, é um manual de como fazer rock – viajante, barulhento e irreverente. Fernando Goyret alterna vocais melódicos ou berrados em inglês e português nos momentos chave do disco, que é essencialmente instrumental. Os solos de guitarra são recheados de efeitos, com mais atitude e menos virtuose. A cozinha também tem um papel crucial nesse trabalho, forjado em influências diversas, do punk rock ao grunge, passando pelo post-rock. É pedrada do início ao fim. Obrigatório.

Pedro Peluso

2 Cobalt Blue – Stop Momentum

O álbum de estreia da Cobalt Blue levou quatro anos para ser finalizado. O perfeccionismo do vocalista e guitarrista Júlio Miotto, que também produziu, mixou e masterizou o disco (e gravou as teclas e os baixos), felizmente se justifica. O som progressivo do grupo, inspirado em entidades como King Crimson, Pain of Salvation e Mars Volta, não deixa pedra sobre pedra. “Stop Momentum” é um marco na história do rock catarinense, um trabalho que você pode mostrar para os seus amigos quando eles disserem que não tem banda que preste por aqui.

Henrique Neumann

1 Skrotes – Tropical Mojo

O que escrever sobre Igor de Patta (teclados), Chico Abreu (baixo) e Guilherme Ledoux (bateria) que já não foi dito? “Tropical Mojo” é o momento de consagração dos Skrotes, que neste ano gravaram o Instrumental SESC Brasil, se apresentaram na Inglaterra, fizeram a trilha sonora ao vivo do clássico do cinema “Nosferatu”, que originou a assombrosa faixa de encerramento do álbum, e levaram o troféu de melhor clipe no Prêmio da Música Catarinense. E ainda é muito pouco para o trio, que merece ganhar o mundo, tamanha a genialidade contida do som produzido por esses caras.

EPs

Lucas Romero

5 Rinoceronte Negro – Rinoceronte Negro

Quem conheceu a Rinoceronte Negro em 2015, quando ainda era um trio e tinha outro baterista, se surpreendeu com a qualidade do primeiro EP da banda, homônimo, lançado em abril. As entradas de Ytor Flematti e Lucas Romero (teclados, trompete e produção) fizeram muito bem a Victor Leonardo (baixo e voz) e Benan Borba (guitarra e voz), que cresceram muito como músicos. A influência da MPB traz um clima melancólico para as composições do quarteto, que também sabe fazer rock pesado e com ótimas passagens instrumentais, como em “Precipito”. Revelação do ano.

Victor Fabri

4 Frabin – Nope

Victor Fabri, criador do projeto Frabin, é um fenômeno. Nos últimos quatro anos, o músico produziu dois álbuns e três EPs, entre trabalhos da Rascal Experience e como artista solo. Em “Nope”, que saiu em agosto, Frabin tocou todos os instrumentos, produziu e gravou as quatro faixas, que foram mixadas em Florianópolis por Rafael Pfleger e masterizadas por Rob Grant (Tame Impala). “Public Loneliness”, o single “Habits” e “Dreamy State” estão entre as melhores músicas da sua curta, porém expressiva carreira. Indie pop dos bons.

LaserDemon

3 Parafuso Silvestre – Contra o Corpo e Contra a Mente

O que mais gosto na Parafuso Silvestre é a preocupação que a banda tem com os detalhes. O EP “Contra o Corpo e Contra a Mente”, primeira parte de uma trilogia, mescla com perfeição o pop com o rock. As letras fogem do lugar comum e os arranjos e timbres são de muito bom gosto. Cordas, synths e samples se misturam aos efeitos de guitarra e riffs criados por Julio Victor e Bruno Arceno, que se revezam entre a guitarra e o baixo. O destaque fica para a música “Flor”, uma das mais bonitas que ouvi neste ano e ponto alto dos shows do grupo.

Rafael Nascimento

2 Noahs – Rise

O Noahs é tão bom que poderia subir no palco do Lollapalooza gringo e conquistar a plateia. “Rise” supera o primeiro EP do grupo, “Cedar & Fire” (2014), em tudo. Produzido e mixado pelo guitarrista Bruno Bastos, o novo trabalho do quarteto foi masterizado pelo norte-americano Steve Corrao. As composições estão mais maduras e mostram uma banda pronta para alcançar um grande público no mercado brasileiro. A sonoridade do Noahs não deve nada para nenhum grupo do estilo (indie folk). Indicado para fãs de Mumford & Sons e Of Monsters and Men.

Triva Linda

1 Modernas Ferramentas Científicas de Exploração – MFCE1

O Modernas Ferramentas Científicas de Exploração, projeto formado por Yusanã Mignoni (teclas e bateria) e Leonardo Travassos (guitarra), foi o trabalho mais original que ouvi neste ano. De longe. “MFCE” é uma colagem de interlúdios e temas instrumentais que remetem ao hip hop produzido pelos mestres DJ Shadow e MF DOOM. A sonoridade eletrônica/ambiente oferece momentos primorosos durante os 25 minutos de audição, como em “Ancienneté”, “Gras”, que tem a participação de Lucas Romero no trompete, e “Tela Azul. Viciante.

Clipes

5 Disaster Cities – Right Next to You

4 Pentarradial – Fora do Ar

3 Ponto Nulo no Céu – Horizontal

2 Skrotes – Adogás

1 The Last Station – Scars 

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

6 Comentários

  1. […] o álbum “Mfce1” saiu, em outubro de 2017, o Modernas Ferramentas Científicas de Exploração já não contava com […]

  2. Boa tarde,

    Acabei de ver a lista de 2018, não conhecia este site.
    Achei aqui a lista de 2017 e deixo como sugestão mais 1 obra: EP "COLOSSUS", publicado em fev/2017.
    https://www.youtube.com/playlist?list=PLOoeQr_SDyuF72CYg0Sk0GhOHxIFbRRNQ

    Atenciosamente,
    Wagner Pedro Hermes
    Joinville

  3. […] Mais informações: http://rifferama.com/os-melhores-trabalhos-lancados-em-santa-catarina-em-2017/ […]

  4. Nao tem como nao observar que entre todas as que eu ouvi, apesar de ser um avanco na musica catarinense, a mais distinta eh Adogas. A qualidade do video e a music ase destacam sobre as outras que tem um estilo muito parecido. Talvez esse seja o que diferencia os Skrotes do resto das bandas seu vigor esta na diferenca de estilos e por isso mesmo nunca nos cansa. Sempre uma novidade mesmo em cada musica, sempre uma surpresa nas ideias musicais e a genialidade dos musicos que nao se cansam de surpreender cada vez mais. Os videos em geral tem uma qualidade muito boa, uma inovacao nas bandas catarinenses. As musicas tambem boas mas as que ouvi tem estilos muito parecidos o que nao eh uma depreciacao, mas uma constatacao. Parabens a todos e a Rifferama.

  5. Massa irmão, sem palavras ! Vida longa ao Rifferama .

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