parafusosilvestre-rifferama

Parafuso Silvestre grava trilha sonora para curta-metragem

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata FlorianópolisLord Whisky Distillery e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

No dia 14 de junho, a sala de cinema Gilberto Gerlach, no CIC (Centro Integrado de Cultura), recebeu a pré-estreia do curta-metragem “Isso sempre acontece”. O filme, contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema de 2019, é uma comédia que reflete sobre questões de gênero dentro da Sétima Arte. Rodado na Biblioteca Professor Osni Régis, em Florianópolis, cenário para outras produções como videoclipes das bandas Adam e Juliette e No One Spoke, o filme utiliza uma estética absurda naturalista como tática para realizar uma crítica política, sendo veículo para desabafo da roteirista e diretora Lara Koer e sua relação com o cinema, das dificuldades nos sets de filmagens, especialmente na perspectiva de mulheres e pessoas LGBTQIA+. A trilha sonora original é da Parafuso Silvestre, que “elevou a tensão e a graça do filme em doses iguais”, segundo o release do curta.

A relação da cineasta com o grupo é de longa data. Lara dirigiu, editou, escreveu roteiro e fez a montagem de diversos produtos audiovisuais da Parafuso, incluindo clipes e documentários. Do ponto de vista do grupo, “Isso sempre acontece” apresentou uma nova forma de trabalhar para Taro Löcherbach (voz e guitarra), Julio Victor (guitarra e baixo), Bruno Arceno (guitarra e baixo) e Juarez Mendonça Júnior (bateria, synths e samples), que são conhecidos pelo trabalho meticuloso. Em contato com o Rifferama, Julio Victor, que também é ilustrador, afirmou que a banda teve de deixar um pouco de lado o seu processo formalizado, cuidadoso e cerebral, em virtude de outros compromissos da banda: na época da gravação da trilha, o quarteto ensaiava para o Festival de Bandas da Camerata Florianópolis e também para o acústico que foi filmado no Teatro Ademir Rosa.

— A gente tem um processo de pensar todas as decisões, de repente tivemos que fazer algo em que a proposta é tocar de uma forma que a gente nunca tinha feito antes, ver no que ia dar. Desapegar dessa quantidade de informação foi um desafio, mas é o tipo de coisa que se aprende muito fazendo. A gente teve anos só pré-produzindo, para tentar achar o nosso som. É um esforço nosso tentar reduzir isso, pensar menos nas coisas e entregar mais. A Parafuso se dividiu em vários braços para dar conta de tudo e a trilha é um material diferente, foi mais um exercício de responder rápido, atender o que o filme precisava. Como artista isso é um baita exercício, servir a outra obra, ampliando os sentidos.





Ficha técnica

Elenco: Olivia Torres, Tairone Vale, Luan Vieira, Carlos Zoéga e Thuanny
Roteiro, direção, montagem e finalização: Lara Koer
Assistência de direção: Viviane Mayumi
Produção executiva: Flavia Castro e Lara Koer
Direção de produção: Leonardo Gatti
Assistência de produção: Júnior Alves
Produção de set: Carol Morgan
Controller: Mariana Castro
Direção de arte: Beatriz Silva
Produção de objetos e assistência de arte: Cleo Rosa
Assistência de figurino: Solana Llanes
Assistência de arte: Carolina Alves
Ajudante de arte: Eder Augusto
Maquiagem: Isadora Souza
Assistência de maquiagem: Ariana Almeida e Fernanda Almeida
Direção de fotografia: Maria de Oliveira
Assistência de câmera/logagem e animação de créditos: Ananda Torres
Bastidores: Hillary da Selva
Chefe de elétrica e maquinária: Márcio Fernandes
Assistência de elétrica e maquinária: Ádamo Cardoso
Som direto: Ingrid Gonçalves
Assistência de som direto e artista de foley: Rodrigo de Freitas
Colorização: Maria de Oliveira
Desenho de som: Rafael Minari
Trilha sonora: Parafuso Silvestre
Mixagem e masterização trilha sonora: Rafael Pfleger
Figuração: Nenê Borges, Sebastián Villar, Heber Bismar Pacheco Rodríguez, Severo Cruz , Elcio Alvim e Valmor Coutinho
Acessibilidade e legendas: Ahead Tradução, Artes e Acessibilidade. Equipe: Aline Duvoisin, Gustavo Burnier e Heloísa Rocha
Audiodescrição: Kelly Dias (Roteiro), Danilo Souza (Consultoria) e Karem Kilim (Edição)
Intérprete de libras: Rosângela Toledo Boscardin
Câmera: Rafael Bego Gonzalez
Artes gráficas: Natália Pixel
Catering: Rose da Rosa e Ney
Motorista: Nilson Santos
Profissional de limpeza: Deise Cristina Martins
Apoio: Cinesupport, Covil Filmes, Deroull Filmes, Indicam Floripa, Oito Locações, Plural Filmes, MIS/SC (Museu da Imagem e Som de Santa Catarina)
Financiamento: Fundação Catarinense de Cultura – Prêmio Catarinense de Cinema 2019

Foto: Tóia Oliveira

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *