parafusosilvestre-rifferama

Parafuso Silvestre (re)lança o videoclipe de “Desdentado”*

Apoie o Rifferama no Catarse


*por Luíza Mazzola

Se eu tivesse que escolher uma dentre todas as belas palavras que podem ser usadas para descrever a jornada da Parafuso Silvestre, eu escolheria “consistência”. O quarteto formado por Taro Löcherbach (voz e guitarra), Julio Victor Neves (guitarra e baixo), Bruno Arceno (guitarra e baixo) e Juarez Mendonça (bateria) não falha em presentear os fãs, desde 2017, com produções coesas, maduras e bem produzidas em todos os aspectos, da composição das letras e melodias ao material de divulgação, marcadas por uma heterogeneidade musical que vai além da estética sonora do rock.

No apagar das luzes de 2019, a banda lançou mais um trabalho impecável, o single “Desdentado”, acompanhado de um videoclipe. A produção audiovisual do single é fruto de um convite feito pela produtora 30 Por Segundo, como parte do projeto “30 na Música” que tem o objetivo de incentivar e promover a música autoral. O trabalho em equipe é uma das principais características do clipe de “Desdentado”, que conta com roteiro e direção de Lara Koer, coordenação de produção por Luanda Wilk (produtora da banda), e elenco composto por Elisa Imperial, Rafael Reus, Airam Castro, Isadora Carlos e Souza, Hanna Luiza Feltrin e Marcos Laporta, além da participação especial da banda catarinense Outros Bárbaros, que também teve um clipe produzido pela 30 Por Segundo no âmbito do projeto “30 na Música”.

A faixa, por sua vez, existe desde 2013, ano do nascimento da Parafuso Silvestre, mas somente em 2019 ganhou a primeira e irretocável gravação oficial pelas mãos de Renato Pimentel (Magic Place Estúdios). Originalmente composta para fazer parte de uma trilogia musical que tem sido administrada ao público em doses homeopáticas desde 2017, o lançamento do clipe transformou “Desdentado” em um single à parte da trilogia. No entanto, mesmo destacada da trilogia, a faixa ainda representa uma importante peça desse quebra-cabeças musical que dá sustentação à proposta do grupo: uma leitura irreverente de uma jornada de autoconhecimento, discutindo temas de fácil identificação, como o amadurecimento, a comunicação interpessoal, questões políticas e outros problemas urbanos.

“Desdentado” figura como mais uma etapa competente e original na enérgica trajetória da Parafuso Silvestre, uma banda cujo trabalho consistente vem contribuindo para reinventar e delinear os novos contornos da música catarinense nos últimos anos.

*Luíza Mazzola é professora de francês, tradutora, revisora, doutoranda em Literatura na UFSC, mas antes de mais nada, amante da música

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *