guicoutinho-rifferama

Phonolite organiza curso sobre direitos autorais e mercado

O advogado Guilherme Coutinho, que foi vocalista, guitarrista e compositor na banda Califaliza, criou recentemente a Phonolite. Doutor pela USP (Universidade de São Paulo), o especialista em direitos autorais oferece a sua experiência para ajudar os artistas e demais agentes ligados à música a entenderem melhor como funciona a legislação e o mercado de uma forma simples. Nos dias 7 e 8 de maio, no Cool2Work, em Florianópolis, será realizado o primeiro curso promovido pela empresa: “Direitos autorais e mercado da música”. A inscrição custa R$ 90 e deve ser feita pelo Sympla (Mais informações).

Coutinho tem palestras ministradas nos Estados Unidos e Alemanha no currículo, além de participações em diversos eventos no Brasil, como as edições de 2018 do CoMA (Conferência de Música e Arte), em Brasília, e na FIMS (Feira Internacional da Música do Sul), em Curitiba. O pioneirismo do seu trabalho e pesquisa o levou a ser nomeado pelo Ministério da Cultura como membro da Comissão Permanente para o Aperfeiçoamento da Gestão Coletiva de Direitos Autorais desde a sua criação, em 2016. Em contato com o Rifferama, o músico, que também integra a Comissão Especial de Cultura e Arte do Conselho Federal da OAB, falou sobre os objetivos da Phonolite e do curso.

— Queremos trazer com uma linguagem prática e acessível o funcionamento dos direitos autorais para os artistas e pessoas envolvidas com o mercado da música (selos, editoras, produtores) e demonstrar para essas pessoas quais são os caminhos do dinheiro, onde é possível arrecadar e fazer uma carreira sustentável. O objetivo do curso é mostrar as questões principais dos direitos autorais e fazer com que as pessoas interajam e tenham uma união no sentido de fomentar o mercado local e fazer ele expandir pelo Brasil e, por que não, para o exterior.

O Rifferama está sorteando uma inscrição para o curso “Direitos autorais e mercado da música”. Para participar, basta seguir os seguintes passos. 1: Compartilhar o post da fanpage do portal; 2: Curtir a página da Phonolite; 3: Marcar cinco amigos na publicação do Rifferama no Facebook. O resultado será divulgado às 11h desta sexta-feira (26).

Foto: Lui Mendes/Paralela

Nasci em Blumenau, mas fui criado em Biguaçu, cidade em que vivi até os 28 anos: hoje moro em São José. Sou jornalista, me formei na Estácio de Sá e trabalhei no jornal Notícias do Dia, a minha casa entre 2009 e 2016, entre indas e vindas. Escrevia sobre esportes no impresso, mas sou apaixonado por música, a melhor invenção do homem.

Um comentário

  1. Grande Daniel e Rifferama, sempre em cima!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *