iceblack-rifferama

Rapper Ice Black, de Blumenau, lança três clipes do EP Caos*

Apoie o Rifferama no Catarse


*por Ramon Lima

Em meio à exclusão, a resistência. Permeado por uma história de abandono e exclusão, diversidade religiosa e conflitos, o jovem artista Ice Black, ou Juan Benedito, lança ao mundo suas músicas, clipes e seu mais novo trabalho, o EP intitulado “CAOS”.

Ice Black é natural de Blumenau, uma das cidades tidas como mais conservadoras do sul do Brasil. Seu primeiro EP, “Lado negro” (2018), foi gravado e produzido em Florianópolis, no tempo em que morou por lá. Criado pela mãe evangélica, só depois de adulto conheceu seu pai, da religião Umbanda. Sua irmã, que sempre o apoiou no rap, é líder comunitária e militante.

Agora mais desenvolvido, organizado e articulado, Ice Black divulga o segundo seu trabalho. “CAOS” narra a saga de um artista negro, nos desvios e soluções para um caminho melhor para si e seus pares. Fala da dificuldade de ser, manter a postura e continuar caminhando. “O EP, que foi inspirado pela leitura da obra “Quarto do despejo”, de Carolina de Jesus, tem produção de VXVE, beats e arranjos por Nnay Beats e Entidathe e arte de Felipe Coff.

Foram lançados videoclipes para as três faixas de “Caos”: O primeiro, “Visão”, narra a fome em um Brasil em crise e foi produzido pela Síntese Criativa; “Onde quero chegar”, feito pela Lumitch Filmes, trata do apogeu do trapstar, a fama, mulheres e bebidas caras, com a noção de luta e pertencimento. O último vídeo, “Me siga”, que saiu no fim de janeiro, fala sobre superação e luta para vencer.

Ice Black faz parte da leva de rappers que se destacaram na Batalha da Prainha, batalha mais conhecida da cidade, realizada no bairro Ponta Aguda, que destacou também Mokados Crew, AhSomah, N$W e outros artistas. Participou do Colmeia (Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas) e é fundador do movimento Tropa do Gelado.

Foto: Henrique Carvalho

*Ramon Lima é poeta, professor de sociologia e produtor cultural. Lançou em 2020 o livro “Desertos que dançam”

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

20 Comentários

  1. […] marcado pelo encontro e reencontro de artistas negros e periféricos. Lançamentos como do artista Ice Black e d“A Cypher Mais Pesada do Sul” vão ao encontro desse […]

  2. […] afirma Dex, que é integrante do movimento Tropa do Gelado (que já citamos por aqui com o rapper Ice Black) e está estudando técnica vocal para se destacar na cena do funk em Santa […]

  3. Trabalho lindo!!!

  4. O mais brabo show na mansão wayne do ano passado foi fodaaa ansioso pelo próximo show icee

  5. Rap Catarinense vem representando cada vez mais, qualidade, ideias fortes e muito bem representadas trazendo a real essência do rap de geração a geração. Isso é rap Catarinense é rap nacional. Voooaa menino

  6. Trabalho muito foda, parabéns!!!

  7. Blumenau vem conquistando seu espaço !!
    Aqui tem RAP também , sempre teve pra falar a verdade mas hoje em dia a tecnologia tem contribuído muito na visibilidade do movimento !
    Matéria necessária, parabéns Ramon !! Parabéns ice pelo novo trampo , a diferença de quem só fala e quem fez acontecer é o que move !

  8. Da-lhe!!
    Puta trampo, puta artista.

  9. Dale mano!! parabens pelo trampo!!

  10. Blumenau bem representada, trampo mais sincero

  11. O preto que se destaca na terra de alemão, tem meus beat por ser o trampo mais sincero

  12. Ice black representa recomendo a tds conhecer o trampo e a própria pessoa dele humildade tmj✌

  13. Só progresso pra tropa!

  14. É o Rap do Vale!!!

  15. Top mano tudo de bom vc merece é o Rap

  16. Segue firme na luta irmão, arte transforma mundos!

  17. Representatividade meu mano, Blumenau na cena!

  18. O brabo da forta, sempre trazendo muita qualidade pra todos seus trabalhos...

  19. Dale meu mano, sucesso demais!!!

  20. Iradoo. Diversidase cultural em Blumenau eh isso!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *