Quando a Samambaia Sound Club encerrou as atividades, em maio de 2012, a Five 5 Boys já existia. Jean Mafra formou o Bonde Vertigem, Jaguarito foi morar no Rio de Janeiro (está em Jaraguá do Sul hoje) e os remanescentes apenas trocaram o nome da banda e seguiram tocando.
A vontade de fazer rock falou mais alto para Thiago Aquino Gomes (guitarra e voz), André Guesser (bateria e voz) e Daniel Gomes (baixo e voz), que em janeiro lançaram “Estética e Cultura de Massa”.
Produzido pelo próprio grupo, o disco foi gravado no estúdio Pimenta do Reino sob a supervisão de Rafael Pfleger, estrela do clipe de “Garota Anos 80”, que saiu ontem (27) na rede. As 12 músicas – quatro delas em inglês – intencional ou não, remetem a um conceito, como o título desse álbum sugere, das letras até mesmo a sonoridade. É um trabalho bastante coeso, sem nenhum ponto fraco.
“Estética e Cultura de Massa” é crítico e debochado. As letras tratam de temas variados, da vaidade masculina, as relações superficiais na era do smartphone e modernidades como os sites de compra coletiva, mas as passagens mais engraçadas estão em “Hollywood” e “Manezinho do Avesso”, em que a banda aborda o cotidiano de Florianópolis e cita lugares conhecidos da cidade. Sobra até para o Guga.
Musicalmente, o disco não traz grandes novidades, a não ser no encerramento, com “Flowers”. Quem ouvir sem prestar atenção pode jurar que a canção, que beira os seis minutos, tem um solo de sintetizador. Com ajuda de efeitos, inclusive na voz, Thiago Aquino Gomes deixou a composição, assinada pelo trio, psicodélica. O restante é aquele som sem firulas, com ecos do power pop dos anos 90 e cheio de energia, como todo rock deve ser.
Essa música achei mais POP do que Rock...
Abraço Amigo!!!
Ouça o disco na íntegra.
https://soundcloud.com/five5boys/sets/estetica-cultura-de-massa-2015