trovaorocha-rifferama

Trovão Rocha Trio faz jazz com assinatura própria em álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O álbum “Sobre a lua e os passos”, lançado no dia 11 de abril, apresenta o lado compositor do baixista Trovão Rocha, um dos instrumentistas mais talentosos do estado. Acompanhado por Sebastian Cavallaro (sax alto) e Victor Bub (bateria), o músico toca um jazz experimental com performances inspiradíssimas. No repertório, oito temas inéditos e uma versão para “Fado tropical”, uma das canções da peça “Calabar: O elogio da traição”, de 1973. Gravado entre janeiro e fevereiro de 2019, em Florianópolis, pelo eterno parceiro Francis Pedemonte, o disco só foi finalizado graças a uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo, que garantiu a prensagem e a realização de um documentário

“Sobre a lua e os passos” carrega diversas inspirações, como Sonny Rollins, Moacir Santos, Amaro Freitas, entre outros monstros sagrados do jazz, mas o disco tem a assinatura de Trovão Rocha, que tem um estilo único de tocar, utilizando o baixo como um instrumento harmônico. Grande parte da sua trajetória como músico se constituiu ao vivo, dividindo o palco com grandes nomes da cena instrumental brasileira, como Robertinho Silva, Toucinho, Alegre Corrêa e muitos outros. Também por isso, lançar o seu primeiro álbum como autor é a materialização do trabalho de uma vida ouvindo música, estudando e se aperfeiçoando no ofício de baixista.

— Esse é o primeiro passo do projeto, ele deixa de ser uma ideia e se torna uma ‘coisa’. Como grupo, acho fundamental para nós termos um registro, um cartão para quem ainda não conhece a gente, como uma foto sonora do que a gente já construiu naquele momento. Como compositor, fico pulando de saber que vou poder compartilhar minhas músicas, meu jeito de ver o mundo com mais pessoas. É sempre difícil falar de influências quando a gente está no meio da música instrumental improvisada, porque é uma dedicação de vida ouvir música e se influenciar pelas mais distintas, se aprofundar em diferentes culturas musicais, se influenciar pelo máximo possível.

Ficha técnica

Produção musical: Trovão Rocha e Francis Pedemonte
Produção executiva: Luanda Wilk
Direção de arte: Alice Assal
Identidade visual: Isadora Machado
Gravação e mixagem: Francis Pedemonte
Concepção e direção audiovisual: Renata Gordo
Edição e montagem audiovisual: Francis Pedemonte
Masterização: Reference Mastering Studio (Homero Lotito)

Foto: Renata Gordo

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *