zetedesco2-rifferama

Zé Tedesco coloca as suas canções à prova em EP intimista

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Cervejaria UNIKA e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Natural de Marília (SP), o cantor e compositor Zé Tedesco decidiu se mudar para Florianópolis no segundo ano de pandemia. Mas a Ilha não foi o primeiro destino do artista, que atuava como músico e professor em São Paulo. Antes de vir para Santa Catarina, o cancionista passou dois meses em São Lourenço (MG) e chegou a cogitar outras cidades para viver. “Floripa foi uma escolha consciente, um chute que deu certo”, afirma. Já ambientado e trabalhando por aqui, Zé Tedesco visitou a família em janeiro e voltou com um EP pronto, que não estava nos planos. “Acústico na Cabana” foi gravado em Oscar Bressane, município a 40 quilômetros de Marília, no interior de São Paulo, a convite de Sérgio “Carcará” Piva. 

Com um trabalho recente, que começou em 2020, com o álbum “Sessão Huma-unidade”, o músico tem sete singles lançados e outra sessão acústica, que também foi produzida no Cabana Studio Art. As quatro canções presentes no EP foram tocadas apenas uma vez. Ou seja, o que se ouve em “Acústico na Cabana” é o retrato sonoro de um momento único. Em contato com o Rifferama, o cantor e compositor conta que o seu último lançamento é uma ode às formas simples, calorosas e espontâneas de fazer as coisas nessa vida. Se desnudar, voltar a raiz, é uma necessidade no ofício do artista, no sentido de colocar a sua obra à prova, considera Zé Tedesco. 

— Essa simplicidade é algo que quero sempre ter contato. Uma boa canção pode ser tocada apenas no formato voz e violão e ainda ter impacto. Não importa como, quando a composição tem consistência, você pode espremer que ela vai tirar um caldo. Quando só a produção é boa e você passa para um formato mais simples, ela perde a graça. É importante pra mim ter momentos em que gravo voz e violão e capturo uma emoção única do momento, que só aconteceu naquela hora (como no EP “Acústico na Cabana”). Você consegue ver o que a canção é na sua raiz.

No próximo sábado (14), Zé Tedesco reforça a sua relação com Florianópolis com o lançamento do single “A gente junto”, parceria com a artista manezinha Marianna Ferrari, que conheceu durante a sua estadia em São Paulo.


Foto: Raphael Ribeiro

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *