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13º Festival da Canção de Balneário Camboriú: Inscreva-se

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Realizado desde 2011, o Festival da Canção de Balneário Camboriú chega a sua 13ª edição sendo o mais prestigiado de Santa Catarina nesse segmento. Também é o que mais paga em premiação. Em 2024 serão cerca de R$ 57 mil para os três primeiros colocados ( os melhores nas categorias intérprete, instrumentista, letra, arranjo, artista revelação, banda revelação e artista solo recebem troféu) — o valor é reajustado anualmente. Agendado para acontecer entre 28 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Bruno Nitz, o evento tem entrada gratuita. As inscrições estão abertas até o dia 11 de outubro e devem ser feitas na plataforma 1Doc, disponível no site da prefeitura, no ícone Protocolo, digitando na busca FCBC – Inscrições Edital nº 012/2024/FCBC – 13º Festival da Canção de Balneário Camboriú. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição anexa no documento e enviar os documentos solicitados: material de áudio, declarações e cartas de anuência, quando for o caso de coautorias e/ou parcerias.

A FCBC (Fundação Cultural de Balneário Camboriú) aceitará inscrições de músicas de estilo livre, inéditas, com letra em língua portuguesa e de autoria de compositores maiores de 18 anos que residam em Santa Catarina. Serão selecionadas 30 canções para o festival. O valor oficial da premiação é de R$ 56.835,34, que será dividido da seguinte forma: R$ 28.423,17 para o primeiro lugar, R$ 16.889,13 para o segundo e R$ 11.543,04 para o terceiro. Produtor executivo e curador do Festival da Canção de Balneário Camboriú nos quatro últimas anos, Luciano Candemil esteve em todas as edições do evento, como compositor, instrumentista, jurado, ouvinte, e agora como parte da equipe. Em contato com o Rifferama, o músico afirmou que o nível do festival tem aumentado a cada ano, pelo prêmio atrativo, certamente, e também por uma mudança nos critérios de avaliação.

— Participo do festival desde antes da formulação da Lei e nos últimos quatro anos estou fazendo a produção executiva e curadoria. Algumas coisas mudaram, primeiro a questão da valorização dos estilos musicais, que são avaliados pela lente de cada estilo, rock compara com rock, bossa nova com bossa nova e assim por diante. Os jurados são escolhidos por meio de edital de credenciamento. O festival já vinha numa crescente de qualidade, mas com o aumento do valor do prêmio está bem concorrido. Tivemos 120 inscrições no ano passado, está vindo gente de várias cidades do estado e muitos intérpretes e compositores de outros estados estão buscando parcerias com músicos daqui para poder participar. Desde que assumi, letra e melodia são quesitos que têm peso dobrado. Tudo isso tem elevado o nível do festival.

Vencedores do Festival da Canção de Balneário Camboriú

1ª Edição (2011)

1º — “E agora, Tião?”, de Tom Custódio;
2º — “Por ondas e coxilhas”, de Juan Daniel Irsenhagen
3º — “Catarinear”, de Juan Oliveira

2ª Edição (2012)

1º — “Quando se dá se ganha”, de Jean Phellipe Zimmermann Bitencourt
2º — “Doce lembrança”, de Leandro Giasson Ferreira
3º — “Bailarina descalça”, de Luciano Candemil

3ª Edição (2013)

1º — “Canto para a vida inteira”, de Martin Sebastian Fantin
2º —  “Um canto sem fronteiras”, de Juan Daniel Isernhagen;
3º — “Doze de abril”, de Rafael Salvador

4ª Edição (2014)

1º — “A vida à minha maneira”, de Bad Behavior
2º — “Alma de palanque”, de Ezequiel Barrios da Silva, Márcio Rodrigues e Bruno Cavalheiro
3º — ‘Esse amor’, Denise Cristina Luciane

5ª Edição (2015)

1º — “Valsa iluminada”, de Ricardo Paulett
2º — “Pensamento Forte”, de Ubiratan Mattos
3º — “Circunferência, de Gabriel da Silva Borba

6ª Edição (2016)

1º — “Peixes Afogados”, de Maloka Nunes
2º — “É Ouro Meu”, de Braion Johnny Zabel/Brass Groove Brasil
3º— “Calmaria”, de Bruno Kohl e Edu Colvara

7ª Edição (2017)

1º — “Tá”, de Gregory Branco Haertel
2º — “Bem perto das flores”, de Juan Daniel Isernhagen
3º — “Mitologia”, de Srefanie Yza Nunes

8ª Edição (2018)

1º — “Sempre mais”, de Brass Groove Brasil e Mercia Meruk
2º — “Sambaqui”, de TerrAvista
3º — “Motim”, de Bia Barros e Rafael Calegari

9ª Edição (2019)

1º — “Caçador de Níquel”, de TerrAvista
2º — “Cordel das flores”, de Rivia Mickaelly
3º — “Todo meu nascer do sol”, de Vitor Soltau

10ª Edição (2021)

1º — “Eu também sou do mato”, de Vê Domingos
2º — “Tenho confiança na gente do Sul”, de Juan Daniel Isernhagen
3º — “Deusa Música”, de Elisa Cordeiro

11ª Edição (2022)

1º — “Acaso”, de Rizzih
2º — Brasil do Avesso, de Micael Graciki
3º — “Gente bem-amada”, de Gandhi Martínez

12ª Edição (2023)

1º — “Profana oração”, de Gregory Haertel, Thiago K e Bruna Moraes
2º — “Rituais”, de Andréa Ramos
3º — Teu rolê – Micael Graciki

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

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