O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
O músico Tiago Jorge, de Criciúma, viajou o estado tocando em bailes, depois foi para o pagode, teve banda de samba-rock, até que despertou para outras vontades. “Eu queria ter outro papel com a música, não estava mais alinhado com aquilo e comecei a compor. Não queria mais fazer música para as pessoas beberem e dançarem”, contou. Profissional do marketing, o artista é um estudioso da espiritualidade e, em um evento que misturava ioga, meditação e música, conheceu Luana Cademartori. Além das trocas sobre desenvolvimento pessoal e assuntos relacionados, a dupla descobriu grande afinidade como compositores. O Luati partiu disso e, em 2019, o single “Deixa limpar” veio ao mundo — até hoje é a canção mais celebrada do duo. Com a pandemia, Luana foi morar em Braço do Norte, e atualmente eles se reúnem para tocar e gravar material.
Em abril, o Luati divulgou o seu primeiro álbum, “aCORdar”, projeto financiado pela PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), com apoio da Prefeitura Municipal de Braço do Norte. O disco foi gravado em Içara por Filipi Marcos, com participação de Erison Rita (flauta e saxofone), Felipe Souza (teclado) e Saymon Felipe (violino): confira a ficha técnica abaixo. Tiago Jorge e Luana cantam e tocam violão e cada um escreveu quatro faixas do repertório, que tem como objetivo transmitir mensagens positivas e despertar a consciência do ouvinte. “aCORdar” é um trabalho que vai além da música. “A cor tem uma frequência e a gente toca em 432hz, tem algo mais profundo em torno do que a gente emana, a gente se identifica com essa frequência (saiba mais), diferente da afinação padronizada nos 440hz”, explicou o músico. Em contato com o Rifferama, Tiago Jorge falou sobre o conceito do álbum e também da parceria com Luana Cademartori.
— A Luana participou de um evento que comecei com minha esposa e no final ela pediu para cantar uma música. Gostei da voz dela, ficamos amigos e hoje ela é madrinha do meu filho. As nossas músicas eram parecidas e uma vez escrevi uma música e mandei pra ela, que já me mandou outra parte, o que veio a ser “Deixa limpar”, nosso primeiro lançamento. A Luana aprendeu a tocar violão sozinha, ela é criativa e transmite muito sentimento tocando, é absurdo, ela toca de coração. Começamos a fazer shows, participar de retiros, que é o nosso público. “aCORdar” foi um primeiro trabalho mais denso, dessa proposta mesmo de acordar, abrir os olhos para aquilo que a gente não enxerga ainda. É um álbum para ser ouvido completo, igual um livro, é uma jornada, algo muito mágico. A gravação do álbum foi o processo mais leve que já fiz de música, o Filipi entendeu a proposta e as ideias são nossas. Temos várias letras e ideias para outros trabalhos.
Ficha técnica
Produção fonográfica, mixagem, masterização, guitarra, baixo e bateria: Filipi Marcos
Produção, composições e vocais: Luana Cademartori e Tiago Jorge
Violão: Tiago Jorge
Flauta e saxofone: Erison Rita
Teclado: Felipe Souza
Violino: Saymon Felipe
Foto: Vuê Fotografia

