anarosa-rifferama

Ana Rosa une R&B e dança em clipe do single “Faz um mês”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Filha de um músico com uma bailarina, Ana Rosa nasceu com a arte no sangue. Apesar de ter apenas 20 anos, a cantora e compositora cresceu nos palcos, seja acompanhando o pai, Chico Martins, vocalista e guitarrista do Dazaranha, com quem gravou dois discos de música infantil, em 2011 e 2014, ou a mãe, a dançarina Daniela Alves. A estreia solo aconteceu em dezembro de 2022, com o single “Pensando em nós”, que traz um feat com o rapper Portilho e tem uma estética voltada para o trap. No seu último lançamento, a canção “Faz um mês”, que saiu no dia 16 de fevereiro, Ana Rosa apresenta uma sonoridade mais próxima da que gosta de cantar, entre o pop e o R&B, com produção musical de Portilho e Suli e mixagem e masterização de Chems. O videoclipe filmado por Bryam Alves, conseguiu unir esses dois mundos conhecidos da artista, com direção e coreografia de Diego Tavares, e participação do bailarino PH Wiezbicki. 

“Faz um mês” surgiu a partir de um beat feito por Portilho. A dupla se reuniu um dia na casa da cantora e os dois começaram a trabalhar em cima dessa batida, surgiram alguns esboços de letra e melodia, mas a ideia ficou guardada. No ano passado, Ana Rosa precisou apresentar uma gravação para a disciplina de Introdução à Tecnologia Musical, na Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina), terminou a composição e fez tudo em casa, incluindo a mixagem e masterização. Com a guia em mãos, a artista decidiu regravar a música com outra produção e lançar nas plataformas digitais. O audiovisual, que é totalmente coreografado, só tem PH Wiezbicki de dançarino profissional, Ana Rosa e as amigas ensaiaram durante três semanas para registrar as cenas. Em contato com o Rifferama, a cantora e compositora falou sobre as suas referências e sonoridade e também os planos para este ano.

— Essa música tem uma veia trap/R&B, traz uma complexidade e elaboração vocal, algo que sempre me interessei muito. As coisas que mais ouvi foram voltadas pro pop internacional, foi o meu pai quem me apresentou a Beyoncé, uma das minhas maiores referências, eu costumo dizer que a Ariana Grande me ensinou a cantar, então não foi uma coisa pontual, é o estilo que gosto de fazer. “Faz um mês” tem essa sonoridade mais pop e melancólica, gosto dessa virtuosidade, de explorar os melismas, treino isso todo dia, mas também quero trazer outras referências para as minhas músicas. Nessa fase inicial da minha carreira tudo é muito experimental, o que vai aparecendo na minha cabeça vou colocando pra fora. Eu tenho mais uma música gravada, está pronta, quero começar a ver as coisas sobre o clipe, e tem mais uma que gravei em parceria com o Rodrigo Castanho (Midas Music) para o projeto dele de 30 anos de carreira. Tenho outras guias gravadas, mas esse ano quero compor mais, é uma das metas desse ano, focar mais na minha carreira solo.

Ficha técnica

Produção musical: Portilho e Suli
Mixagem e masterização: Chems
Estúdio/Gravação: Saara Lab
Direção de imagem, fotografia e edição: Bryam Alves
Fotografia: Kauan Soares
Direção e coreografia: Diego Tavares
Produção executiva: Ana Rosa
Ballet: PH Wiezbicki, Lara Couto, Luiza Zago, Fernanda Hartmann e Bella Duwe

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *