terradenosmesmos-rifferama

Anderson Dresch retorna à música em projeto com propósito

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Anderson Dresch, paulista radicado em Joinville desde os anos 90, recebeu um chamado para voltar à música. Algo instintivo, natural: as coisas apenas foram acontecendo. Afastado da cena independente depois do lançamento do terceiro disco da banda Canela Brasil, “Mutação” (2011), o cantor e compositor se dedicou ao audiovisual — Dresch é diretor da empresa Ocotea, que atua tanto no mercado corporativo e publicitário quanto no setor de entretenimento, tendo produzido filmes, séries, documentários, mas também videoclipes e DVDs. No último ano, o artista sentiu a necessidade de escrever novamente e, mais do que isso, compartilhar boas mensagens, trazendo consciência e transformação. Ao lado do produtor Douglas Bifaroni, o músico reuniu os músicos (veja a ficha técnica abaixo) no Bat Caverna Estúdio e registrou cinco canções para o novo projeto, batizado de Terra de Nós Mesmos.

O EP “Etéreo”, publicado no dia 11 de julho nas plataformas digitais, traz uma estética guiada por influências diversas, como pop/rock das bandas como Coldplay e Keane, passando pelo folk raiz dos mestres Almir Sater e Renato Teixeira. Os planos do artista para divulgar o novo trabalho são ambiciosos, passando por uma turnê em Portugal e o lançamento de um videoclipe para a faixa “Gratidão” em dez idiomas. A banda para o retorno aos palcos conta com o produtor do registro, Douglas Bifaroni (baixo), Fabrício Gamba (guitarra) e Hendrew Niza (bateria). Outra informação sobre “Etéreo” é que 50% de qualquer valor que arrecadado com o EP será doado a instituições beneficentes, começando pela Fundação Pró-Rim, de Joinville. Em contato com o Rifferama, Anderson Dresch falou sobre Terra de Nós Mesmos, um projeto com propósito.

A música veio como um chamado para retomar esse trabalho. Essas canções são carregadas de intenção, não tem nenhuma conexão religiosa no sentido de igreja, elas falam de gratidão, de você olhar para dentro, entender a força que cada ser humano tem de fazer a sua jornada. O retorno do público tem sido muito positivo, o objetivo tem se concretizado através das letras, tudo tem acontecido de uma maneira orgânica. Ao mandar o EP para amigos e alguns lugares, a distribuidora (Altafonte) se interessou, o material sai com gravadora, trabalho de divulgação. As pessoas que assistiram um clipe que vamos soltar logo deram um feedback emocional. A ideia é essa, trazer uma energia boa, tocar os corações. Eu tenho buscado isso para mim, vivenciar essa paz, de estar vibrando em uma frequência bacana, e isso acaba de alguma forma se expressando nas canções que estão no EP “Etéreo”.

Ficha técnica

Produção musical: Anderson Dresch e Douglas Bifaroni
Gravação e mixagem: Douglas Bifaroni
Masterização: Carlos Freitas
Voz, guitarra e violão: Anderson Dresch
Guitarra, violão e bateria: Douglas Bifaroni
Bateria em “O expresso que passa”: Tiago Pereira
Teclados: Rafael Ribeiro
Voz de apoio: Tony Araújo
Percussão: Everton Dias

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *