andreberte-rifferama

André Berté encerra hiato com clipe e canção mais que atuais

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O cantor, compositor, volonista e escritor André Berté encerrou um hiato de nove anos com o lançamento do single “Quanto vale?”, uma canção que traça uma crítica ao lucro para poucos e à socialização dos prejuízos ambientais e sociais, questionando o valor da destruição do meio ambiente, das economias e das vidas humanas devido práticas empresariais irresponsáveis. A letra da música, que teve a participação de diversos instrumentistas de destaque, incluindo o violonista Guinha Ramires, apresenta o primeiro videoclipe do artista. Com direção artística de Claudia Aguiyrre, o audiovisual traz fotografias cedidas especialmente para o projeto por Cristina Gallo, Diorgenes Pandini, Todd Southgate e Yan Boechat para colaborar com o discurso de “Quanto vale?”, que dialoga com a obra de Berté, seja musical, como o álbum “Bicho-grilo” (2015) ou os livros “Pobrefobia” (2015) e “Democracia por controle remoto” (2022).

Existe um tempo certo para lançar uma canção? Infelizmente, “Quanto vale?”, divulgada em 14 de setembro, chegou ainda mais atual e relevante por tudo o que vem acontecendo no Brasil e também mundo afora. Escrita em 2019, após a tragédia de Brumadinho (MG) e inspirada em outros eventos como em Mariana (MG) e também Eldorado do Carajás (PA), André Berté sempre teve a vontade de tratar de questões históricas nacionais como preconceitos, injustiças e segregação nessa linguagem, apesar de o álbum “Bicho-grilo” ter abordagens líricas semelhantes, trazendo músicas reflexivas como a faixa título. Autodidata, o cantor e compositor tem muita composições e textos literários inéditos e espera não ficar tanto tempo sem apresentar novas obras. Em contato com o Rifferama, o artista aprofundou o tema de “Quanto vale?” e falou sobre os seus planos.

— Como não sou nem um músico formado ou estudei literatura, vou me formando assim, tocando, pesquisando, fazendo registro das canções. Tenho bastante coisa inédita, quero publicar e lançar essas obras. Tenho trabalhado um pouco melhor as minhas questões, aprendi a gravar em casa, faço o arranjo, gravo os instrumentos, vou tocando e fazendo. Tenho bastante coisa na manga para mostrar. “Quanto vale?” surge mais atual do que nunca, infelizmente, além de retratar as mazelas culturais histórica do país, traz elementos internacionais através da junção de fotografias. Temos imagens de tragédias no Oriente Médio, no Rio Grande do Sul, Israel e Palestina. São muitas guerras ao mesmo tempo, mas também tem muito a questão do meio ambiente, essa fumaça toda.

Ficha técnica

Produção, música, letra, voz e violão: André Berté
Arranjo: André Berté e Marco Lorenzo
Violão: Guinha Ramires
Tuba: João Geraldo Salvador Filho “Big John”
Flauta: Marco Lorenzo
Coro: Lelette Coutto, Teresa, Catarina e Juçara Assis
Percussão: Luis Gama
Engenheiro de som, masterização e captação de imagens interntas: Beto Fonseca (Estúdio Um Lugar)
Mixagem:André Berté e Beto Fonseca
Direção videoclipe:
Claudia Aguiyrre
Arte original: Guarynn

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *