O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
André Seben é um dos guitarristas mais conhecidos no estado. Natural de Joaçaba e radicado em Florianópolis desde 1980, o músico e jornalista fez incontáveis shows com bandas como Os Udigrudis, Os Chefes, Farra do Bowie, Quarteto Banho de Lua e Dr. Jorge & Mr. Seben, seu último projeto autoral, em que assumiu os vocais ao lado do parceiro e baixista Jorge Gomez (ex-Phunky Buddha). As quatro faixas do EP “Monstros”, lançado no último sábado (27) nas plataformas digitais, são todas dessa fase. As canções foram registradas em vídeo numa apresentação no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), em 2016, mesma época em que essas composições começaram a ser trabalhadas em estúdio. Com a ajuda de amigos de uma vida, como o próprio Gomez, Seben produziu o material, cantou, tocou todas as guitarras, gravou baixo, lap steel e até alguns teclados.
Com Alexandre Green (teclas) e Adriano Barvik (ex-Dazaranha), André Seben não economiza nos riffs e solos de guitarra em um repertório de rock and roll clássico, influenciado por Jimi Hendrix e blues. Compositor bissexto, como o próprio se define, “Monstros” é um registro importante para o músico, que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) em 2024 e está se recuperando muito bem. Esse problema de saúde, inclusive, foi um dos motivos que fez o guitarrista finalizar esse material. Todas as quatro canções são de autoria de Seben (com exceção de “Monstros”, parceria com Hudson Cabala), que trabalhou ao lado de Beto Fonseca, Jeco Thompson e do saudoso Julio Lemos na captação: o EP tem mixagem de Fonseca e masterização de Fábio Della. Em contato com o Rifferama, André Seben falou sobre o momento de lançar essas músicas e também e a sua relação com o material.
— Eu só termino uma música quando acredito bastante nela. Eu tinha feito esse trabalho um pouco antes de começar o Dr. Jorge & Mr. Seben, usei essas músicas naquele projeto, mas as gravações estavam inacabadas. Pensei em terminar e lançar depois que tive o AVC. Eu tinha me proposto a fazer sozinho, me arrisquei em tudo, queria fazer uma música que eu mesmo quisesse ouvir. Pegar uma distância foi essencial para ter lançado “Monstros”. Quando fui ouvir de novo parecia que as músicas não eram mais minhas, parece que foi uma eternidade, mas para mim foi bem normal. O lance do meu problema de saúde pode ter sido determinando para isso também, de enterrar isso. Tive bastante tempo ocioso, que me fez escutar essas músicas de novo e confiar, acreditar nas canções e pensar “isso é bom”.
Ficha técnica
Produção, voz, guitarra, baixo e teclas: André Seben
Co-produção e teclas: Alexandre Green
Bateria: Adriano Barvik
Produção executiva: Nani Lobo
Captação: Beto Fonseca, Julio Lemos e Jeco Thompson
Mixagem: Beto Fonseca
Mixagem adicional e masterização: Fábio Della
Pré-produção: Jorge Gomez
Foto: Zeca Petry

