seiferts-rifferama

Ao mestre com carinho: Seiferts grava álbum com Nelson Faria

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria

Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse


Os irmãos Jeferson (guitarra e violão) e Guilherme Seifert (acordeon e piano) começaram a tocar há mais de 20 anos, em São Joaquim. Por terem crescido na Serra Catarinense, a maior influência dos dois no começo de carreira foi da música tradicionalista gaúcha. O primeiro projeto deles foi uma dupla sertaneja, pelo qual gravaram duas canções, entre 2011 e 2012. Nessa mesma época ingressaram no curso de Música na Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense), em Lages. O caçula da família, Rafael, já tocava bateria, mas ainda estava no ensino médio — o trio Seiferts só estreou em 2019, com a faixa “Abeiramento do inverno”. Proprietários de uma escola de música, que no ano passado foi transferida para Curitiba, os irmãos produziram outros dois singles, ainda nessa pegada regional, inspirados pelo gaiteiro Renato Borghetti. O álbum “Passeio musical”, divulgado em agosto nas plataformas digitais, já é outra história.

A trajetória dos músicos mudou de direção quando tiveram contato com a plataforma de cursos Fica a Dica Premium e, consequentemente, com o guitarrista Nelson Faria, que tem no currículo trabalhos com artistas como João Bosco, Paulo Moura, João Donato, entre muitos outros. O leque de opções sonoras da banda cresceu, incorporando a linguagem da música brasileira, trazendo gêneros como o samba, a bossa nova e ritmos nordestinos, além do jazz. Em “Passeio musical”, que foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, os Seiferts puderam gravar sob a batuta do mestre, que produziu o disco, escreveu os arranjos em parceria com o trio e gravou violão em quatro faixas do material, que foi captado em Florianópolis no estúdio The Magic Place. O baixista Alexandre Vicente também participou das sessões. Em contato com o Rifferama, Jeferson Seifert falou sobre a produção, a musicalidade e o conceito do álbum.

— Esse álbum foi inspirado numa entrevista do Nelson com o pianista Itamar Assiere, em que ele apresentou um livro chamado “Pitoresco musical”, sobre bairros do Rio de Janeiro, e tivemos essa ideia de fazer o itinerário do nosso município São Joaquim. A primeira música, “Subestação”, é o portal, convidamos a pessoa através da música até a saída da cidade, em “Madre Paulina”. O Renato Pimentel (The Magic Place) é um profissional incrível, foram dias muito legais, tivemos o baixista Alexandre Vicente, que somou muito e tem uma linguagem dos estilos que a gente colocou, samba, bossa nova, chamamé, valsas, ijexá, baião, também passeamos pelos estilos. Somos alunos do Nelson Faria desde 2018 e ter o nosso grande mestre foi a realização de um sonho. A gente tinha um tipo de música antes, esse álbum resultou da amizade com ele e essa visão diferenciada que ele tem sobre música, tirando o que nós temos de melhor, vendo ele gravar e gravando ao vivo com ele. 


Ficha técnica

Acordeon e piano: Guilherme Seifert
Bateria e percussão: Rafael Seifert
Contrabaixo acústico e elétrico: Alexandre Vicente
Guitarra: Jeferson Seifert
Violões: Nelson Faria e Jeferson Seifert
Arranjos: Nelson Faria e Seiferts
Produção musical: Nelson Faria
Mixagem e masterização: Luiz Tornaghi
Estúdio: The Magic Place (Florianópolis)
Engenheiro de gravação: Renato Pimentel
Auxiliar técnico de gravação: Léo Guedes
Estúdio de ensaio: Neimar Luiz “Garagem Bistrô”
Fotos: Amanda Sartor
Design de capa: Pietro Domiciano
Making of: Cristiano Prim
Assessoria de Imprensa: Letícia Bombo
Distribuidora: XpandMusic
Agradecimentos: Gui Almeida e Edson Soares
Incentivo: Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura
Apoio: Governo do Estado de Santa Catarina

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Que massa Daniel! Os irmãos Seifert quebram tudo!!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *