O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata Florianópolis, Lord Whisky Distillery e Bro Cave Pub
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Como boa representante do punk rock, a End of Pipe segue à risca o conceito do “faça você mesmo”. Em abril de 2017 e outubro de 2018, o trio de Florianópolis fez mais de 30 shows pelos Estados Unidos, marcados pelo próprio vocalista e guitarrista Uirá Medeiros, proprietário de uma agência que organiza turnês para bandas independentes. Nesta quarta-feira (24), Uirá, Rafael Censi (baixo) e Victor Berretta (bateria) começam uma excursão pela Europa com 16 datas para promover “Mass Hysteria”, um dos melhores álbuns de 2020 segundo o Rifferama. Ao contrários das outras experiências na gringa, quando o grupo viajou sozinho, dessa vez a End of Pipe terá a companhia dos finlandeses da Scum Orchestra, que também lançou disco durante a pandemia: “When Chaos Becomes Order”, no mesmo longínquo ano de 2020.
A aventura começa na Bélgica e passa ainda por mais sete países: Luxemburgo, Alemanha, República Tcheca, Croácia, Hungria, Sérvia e Áustria. Além das apresentações com a Scum Orchestra, o trio vai participar de um festival na segunda data em Budapeste, 9 de setembro. Em quantidade de shows, o giro pela Europa está empatado com as viagens do grupo pelos Estados Unidos, ambos com 16 datas, mas cruzar oito países a bordo de uma van (da banda finlandesa) será especial. Em contato com o Rifferama, o baterista Victor Berretta falou sobre a expectativa para mais uma experiência internacional da End of Pipe. Vale lembrar que a turnê estava agendada para abril de 2020 e vinha sendo planejada desde o ano interior, um sonho que será realizado com três anos de atraso.
— A expectativa é gigantesca, são mais de três anos planejando, se for botar na ponta do lápis. Sempre tivemos retornos muito positivos da galera que tocou na Europa. Eu nunca fui para a Europa e estou muito ansioso para conhecer novos lugares, além do rolê da banda, tem a questão da língua(s) também. De longe é a turnê mais abrangente geograficamente, serão 16 shows passando por oito países em coisa de 20 dias. É muito louco pensar nisso. Também conseguimos entrar num festival na Hungria e vamos gravar imagens para o documentário do “Mass Hysteria”. Fizemos vários shows antes da tour divulgando o disco, fomos para o Nordeste, tocamos em Porto Alegre, não sei se a turnê na Europa serão os últimos shows do disco, mas estamos fazendo o documentário desde a gravação do álbum.
End of Pipe European Tour 2022
24 de agosto – Tournai (Bélgica)
26 de agosto – Holler (Luxemburgo)
27 de agosto – Wiesbaden (Alemanha)
28 de agosto – Hof (Alemanha)
30 de agosto – Loket (República Tcheca)
31 de agosto – Tábor (República Tcheca)
1ª de setembro – Praga (República Tcheca)
2 de setembro – Zadar (Croácia)
3 de setembro – Split (Croácia)
4 de setembro – Székesfehérvár (Hungria)
5 de setembro – Belgrado (Sérvia)
6 de setembro – Svilajnac (Sérvia)
7 de setembro – Viena (Áustria)
8 de setembro – Budapeste (Hungria)
9 de setembro – Budapeste (Hungria)
10 de setembro – Colônia (Alemanha)
Foto: Spread the Scene