marissolmwaba-rifferama

Aprendizado, troca e resolução: Marissol Mwaba lança clipe

Apoie o Rifferama no Catarse


Não faz dez anos que a cantora, compositora e multi-instrumentista Marissol Mwaba estreou oficialmente no mundo da música, com a participação no disco do Karibu Trio, em 2012. E pensar na quantidade de trabalhos e parcerias que vem desenvolvendo nos últimos anos é tão surpreendente quanto saber que Marissol não tinha um videoclipe para chamar de seu, “problema” resolvido na última sexta-feira (12), com a divulgação de “Toda quinta”. O audiovisual, dirigido por Guilherme Meneghelli (REC’n’Play), abre caminho para uma nova etapa na carreira da artista. 

A partir de “Toda quinta”, uma música lançada em 2018, Marissol quer mostrar o que aprendeu nos últimos anos, após colaborar com nomes como Emicida, Mariana Aydar, Rincon Sapiência, Mano Brown, Luedji Luna, Chico César, Drik Barbosa, entre outros, gravando, tocando, compondo e dando aula. O álbum/filme “AmarElo”, de Emicida, foi premiado com o Grammy Latino na categoria “melhor álbum de rock ou música alternativa em língua portuguesa”. Além de todos esses trabalhos, a artista participou do The Voice e do TEDx.

Aprendi muito com todas as coisas que fiz no meu caminho, sendo cria do François Muleka e do Alegre Corrêa, pessoas que foram a minha escola. Esse encontro com a Dandara Manoela, com quem aprendo demais sempre também, aí partindo da Ilha para esses trampos Brasil. Ver como eles trabalham, como no “AmarElo”, tanto na gravação do CD quanto no filme, saber detalhes, olhar essas coisas de perto são grandes escolas. É uma emoção gigantesca poder produzir um material botando em exercício tudo o que vou aprendendo pelo caminho. É uma rede de coisas que vai se tecendo.

“Toda quinta”, produzida por Rafael Pfleger, que também tocou baixo, traz Julian Brzozowski (Orquestra Manancial da Alvorada) no violão e François Muleka na bateria. Em contato com o Rifferama, Marissol conta que a música fala sobre a história de uma mãe jovem, solteira, que mora com a própria mãe e gosta de uma menina que vê sempre no maracatu; e toda quinta-feira ela vai dançar a dor dela, ver o amor dela dançar. “A própria menina lidando com os emaranhados dela e se encontrando viva dentro desses emaranhados. É um cruzar dessas histórias”, afirma.

— “Toda quinta” traz uma narrativa, reflexão, cruzando histórias. Me conto muito na história da música.  Esse videoclipe introduz em várias frentes, seja na estética, na fotografia, no som também, mesmo que já tenha sido lançada, dá uma preparada para as coisas que estão por vir. Tem algumas surpresas para chegar. E aí ele traz isso, minha atualidade, pós tantos processos de parcerias. Nesse cenário de pandemia foi muito importante essa história toda que ele traz, tentar desembaraçar uma corda, como um símbolo para tentar resolver um problema. É como me vejo como artista independente na pandemia, com um emaranhado em mãos, encontrando formas possíveis de me sentir viva.

Ficha técnica

Cantora, compositora e performer: Marissol Mwaba
Direção de arte: Alice Assal
Produção executiva: Cacá Neves
Empresariado: Mwewa Lumbwe
Beauty: Isadora Souza
Direção, captação, edição e fotografia: Guilherme Meneghelli
Roteiro: Leonardo Gatti
Assistente de produção: Leonor Scola

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

Um comentário

  1. Parabens Marissol e toda equipe de produção e gratidão pela linda reportagem!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *