O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
O mercado da música é uma incógnita, ainda que muita gente venda a fórmula. Não importa o talento, o investimento, o local de origem, às vezes todos os fatores convergem para algo maior, mas nada acontece. E isso é quase uma regra — a maioria fica pelo caminho. O caminho de Bê Vieira ainda está no começo, mas o cantor e compositor de Florianópolis teve a rota alterada por causa de uma música. A criação de “Avatar”, faixa que dá título ao seu primeiro EP, lançado em maio nas plataformas digitais, foi daqueles momentos que o artista soube na hora que tinha algo especial em mãos. “É uma ideia que sinto que sou só o meio, até hoje falo que foi uma parada que o universo sussurrou no meu ouvido. É tão forte que tu se vê quase na obrigação de botar lenha nessa fogueira. Quanto mais a gente via que funcionava, mais a gente foi tendo ideias malucas. Foi um efeito dominó”, comentou. Além do EP, a canção gerou um videoclipe e uma live session gravada no Rio de Janeiro, onde Bê Vieira reside atualmente.
A música foi composta em parceria com Lamic em uma sessão despretensiosa no estúdio do DJ, em Coqueiros. Foi o ponto de partida de um trabalho maior, conceitual, de estética (de som e visual). Depois veio a ideia de criar o personagem e raspar o cabelo (foto): o “Avatar” aparece no videoclipe, filmado em Florianópolis, e também na live session. O objetivo do artista, em princípio, era fazer um show completo, tocando o repertório do EP, mas foi convencido pelo produtor musical Felipe Rodarte, do Estúdio Toca do bandido, seu empresário, a fazer diferente, tocando as seis faixas em um grande medley (são mais de dez minutos de diferença de um material para o outro), com exceção da faixa título, que foi executada na íntegra pela banda formada por Bê Vieira (voz), Felipe Pessoa (guitarra), Ton Pereira (baixo), Gato (piano) e Tulio Freitas (bateria). Em contato com o Rifferama, o cantor e compositor falou sobre “Avatar” e a mudança para o Rio de Janeiro.
— Quando compus essa música, na versão do Lamic, eu ainda era independente, não conhecia ninguém da indústria, mas já conversava com a galera do Rio. Em 2023 assinei com a Toca do Disco (selo do Estúdio Toca do Bandido) e fizemos outra versão de “Avatar”, mais pop, gravamos o clipe. O Felipe (Rodarte) é um cara que sempre deu voz para as minhas ideias, eu queria fazer uma live session diferente, conceitual, a ideia inicialmente era fazer um show mesmo, o Felipe falou para fazermos um mashup, cantar um pedacinho de cada, levamos a banda para o estúdio e fizemos esse arranjo juntos. É um dos trabalhos que mais me orgulho de ter feito. “Avatar” ecoou muito forte, estamos com números incríveis, muitos artistas estão me conhecendo com esse trampo. Está sendo uma vivência incrível por aqui, conhecendo o ritmo do mercado de perto. “Avatar” é o suprassumo da minha musicalidade, das minhas ideias, e a live session é um resumo dessa era da minha vida, de vir para cá, assinar com o selo e fazer esse trabalho.
Ficha técnica “Avatar”
Áudio
Vocal e guitarra: Bê Vieira
Composição: Bê Vieira e Lamic
Produção musical: Felipe Rodarte e calli.
Violão: Felipe Rodarte
Mixagem e masterização: Sérgio Santos
Selo: Toca Discos
Distribuição: Universal Music
Edição: Warner Chappell
Vídeo
Produção audiovisual: Lothus Films
Direção, montagem, color Grading e dop: Iago Vitorini
Direção criativa e roteiro: Bê Vieira e Júlia Aguiar
Produção executiva: Júlia Aguiar
Fotografia still: Flávio SB
Figurantes e personagens: Duda Haefliger e Palloma Leal (meninas do buggy); Felipe Miúdo e Vitor Pires (seguranças); Rê Significa, Lamic, e Grego Jardim (banda); Bryan Hashira e Mile Tlach (dançarinos); Mayumi Labat, Luísa Acioli e Isadora Rodrigues (fãs malucas); Sindy Maldonado (dançarina do parque); André Aguiar (artista); Júlia Aguiar (tecladista do parque); Vanessa Luz, Giovanna Cardoso, Gabriel Mafra, Thiago Fernandes, Sarah Mafra, Bruna França, Terezinha Vieira, Math Lombe, Fernanda Mafra, Isabella Vieira, Silvia Barbosa, Raul de Aguiar, Katia Mingo, Kelly Vieira, Gabriela Rosa, Valdori Verginio, Jucélia Verginio, Luzia Luz, Marcos Vieira, Bianca Pires, Irene Barbosa, Luciana Barbosa, Adriana Mingo (figurantes da festa)
Ficha técnica “The Avatar Experience”
Voz: Bê Vieira
Guitarra: Felipe Pessoa
Baixo elétrico: Ton Pereira
Piano elétrico: Gato
Bateria: Tulio Freitas
Arranjo e produção musical: Felipe Rodarte
Engenharia e edição: Léo Ribeiro
Mixagem e masterização: Sérgio Santos
Produção audiovisual: Lothus Films
Direção, edição, color grading e dop: Iago Vitorini
Produção executiva: Júlia Aguiar e Constança Scofield
Luz: Júlia Aguiar
Locação: Estúdio Toca do Bandido