zaguaraz-rifferama

Cada fim, um novo começo: Zagüaraz trabalha em primeiro EP

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O segundo álbum da Disaster Cities, “Erasing Karma”, levou quatro anos para ser feito e lançado, em 2023. A formação da banda mudou, a sonoridade também, e projeto encerrou as atividades sem anúncio: Matheus Andrighi agora faz música brasileira como Tereu, Júlio Miotto continua na área da produção musical, e Rafael Panegalli (voz e guitarra) e Daniel “Bacon” Brito (bateria e voz) seguiram em frente fazendo som juntos, sem muita pretensão, até que um caminho aparecesse. A Zagüaraz é resultado desse período de muitos ensaios, trocas e experimentações, compondo de um jeito livre e se desafiando a escrever em português. O primeiro single, “Panorama”, saiu em junho, com videoclipe dirigido por Panegalli e Santiago Paestor. A estética traz uma estética semelhante ao grupo anterior do duo, mas ampliando as referências, fazendo uma mescla de disco-punk, post-hardcore, garage e desert rock. A segunda faixa, “Formata minha memória”, mete o pé no acelerador e mostra que o repertório é variado.

A Zaguäraz fez a pré-produção do material no Doca Multiverso, com Paula Ratkiewicz (Pow), para organizar as ideias e reunir as seis canções do EP “Talentos inúteis”, que foi gravado no Estúdio Costella, em São Paulo, com produção, mixagem e masterização de Alexandre Capilé (Sugar Kane, Water Rats, Camarones Orquestra Guitarrística, entre outros). O planejamento da banda, que já está fazendo shows, é divulgar mais dois singles nas plataformas digitais antes de apresentar o registro completo, o que deve acontecer ainda neste segundo semestre. “Talentos inúteis” é uma soma das experiências pessoais dos músicos, que são retratadas nas letras, abordando temas que se relacionam com o tempo (ou a falta dele), perdas, preocupação com o futuro… e muitos riffs. Em contato com o Rifferama, o vocalista e guitarrista Rafael Panegalli falou sobre o novo projeto.

— A pausa na banda nos pegou na época. O Bacon e eu até cogitamos continuar, a gente estava com um monte de shows marcados, material novo na mão, mas não tínhamos mais energia para esse projeto. Talvez não fizesse mais sentido naquele momento. A gente queria muito continuar tocando junto, então fizemos uns ensaios para tirar um som e ver o que rolava. A Zagüaraz é uma banda de dois caras que já se conheciam muito bem, mas com outro nome, outras músicas, um som voltado para o que a gente sempre fez: rock pauleira (risos). Acho que rolou um resgate inconsciente de muitas influências. O processo foi mais ao vivo no estúdio mesmo, com bastante volume, tentando parte por parte, mas ao mesmo tempo a gente sabia o que estava procurando e como expressar aquilo. O EP tem seis faixas bastante distintas entre si, mas ainda assim homogêneas, com letras trazendo mensagens urgentes.


Ficha técnica

Áudio

Composição: Zagüaraz
Letra: Rafael Panegalli
Pré-produção: Zagüaraz e Paula Ratkiewicz
Produção: Zagüaraz e Alexandre Capilé
Gravação, mixagem e masterização: Alexandre Capilé no Estúdio Costella (SP)

Vídeo

Direção: Rafael Panegalli e Santiago Paestor
Captação e edição: Santiago Paestor
Produção: Inara Biavatti
Arte: Daniely Simões
Agradecimentos: Gika Longobardi, Vitor D´angelo, Rodrigo Pecci, Forever Vacation e Coletivo Doca

Foto: Bruni Figueiredo

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *