confluenciaduo-rifferama

Confluência: mestres da música instrumental lançam álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata FlorianópolisBro Cave PubLord Whisky Distillery e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Duda Cordeiro (contrabaixo elétrico e acústico) e Mario Jr. (bateria) são amigos desde o fim dos anos 90, quando tocavam numa banda de baile em Itajaí. Na década seguinte formaram o Samburá, quarteto instrumental que encerrou as atividades em 2015, com quatro discos e um DVD gravados. A dupla ainda integra o Hot Rats, trio de hard rock com o guitarrista e produtor Alexandre Siquera, e participou de outros muitos trabalhos juntos. Tanta afinidade musical só poderia resultar em um projeto de alto nível como o Confluência, que lançou o primeiro álbum em julho. “Confluência Duo” foi produzido entre setembro de 2021 a junho deste ano no estúdio Café Maestro e teve patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí.

O grande destaque do trabalho, que tem oito faixas, é a diversidade do repertório. A base é a música instrumental brasileira, como não poderia deixar de ser, dado o histórico dos músicos envolvidos. A lista de convidados (veja a ficha técnica abaixo) é de peso, incluindo o lendário baterista e percussionista Robertinho Silva, que tem Itajaí como a sua segunda casa e mostra estar ainda em grande forma aos 81 anos, batucando como se não houvesse amanhã em “Tempo infinito”. A participação de outros instrumentistas possibilitou ao duo gravar em formações diferentes e experimentar outras sonoridades. Em contato com o Rifferama, Mario Jr. afirmou que o Confluência simboliza um momento especial na carreira dele e do amigo Duda Cordeiro.

—  Depois de umas idas e vindas, a Samburá parou e nos sentimos um pouco órfãos, apesar de nunca termos parado de fazer música instrumental. Fizemos uma pré-produção com o Siquera, organizamos a instrumentação e começamos a chamar os convidados. Cada música foi pensada para ter uma ambientação própria, não ficar numa sonoridade só. Tem pegada meio big band, meio fusion, mas acaba sendo música instrumental brasileira, não tem jeito. A composição dos arranjos levou a gente para isso, para esses contrastes, pensamos muito nisso. Cada música é um universo musical diferente. Estou muito feliz desse projeto estar nascendo e a gente poder materializar essas canções. Espero que muita gente curta. 


Ficha técnica

Composições: Duda Cordeiro e Mario Jr.
Produção: Alexandre Siquera
Contrabaixo elétrico e acústico: Duda Cordeiro
Bateria e percussão: Mario Jr.
Mixagem e masterização: Alexandre Siquera
Assistente de gravação: Jão Madalena
Fotografia: Priscila Appella e Alexandre Siquera
Design gráfico: Leandro “Cavera” Barbeta
Produção executiva: Elaine Calove
Produção filme: Lenon Cesar

Músicos convidados

Acordeon: Rafael Petry
Bateria e percussão: Robertinho Silva
Guitarra e voz: Alexandre Siquera
Guitarra: Cláudio Pereira, Josias Pimentel e Ozeias Rodrigues
Flauta transversal: Rubens Azevedo
Trompete, trombone e flauta transversal: Evandro Hasse
Trombone: Serginho Coelho
Piano e teclado: Rodrigo Gordinho
Violão: Josias Pimentel, Ricardo Pauletti e Ozeias Rodrigues
Viola: Ricardo Pauletti

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *