"Perception of the Other" passa por 27 cidades de SC. Foto: Rafael Scopel

Dança e heavy metal por toda Santa Catarina

Foto: Rafael Scopel

Em um mês, a Stormental e a Siedler Cia de Dança passaram por 19 cidades de Santa Catarina com o espetáculo “Perception of the Other”, que une heavy metal e dança contemporânea, uma iniciativa inédita do Circuito SESC de Música. Restam ainda oito datas para o fim da turnê, que tem sido um sucesso de público. A apresentação de hoje, dia 19, será em Lages.

Em entrevista ao Rifferama, o vocalista Alexei Leão disse que a reação das pessoas tem sido melhor do que o esperado, tendo em vista que se apresentaram em cidades que possivelmente nunca viram um espetáculo de dança e, quem sabe, um show de uma banda de heavy metal. Poder tocar com a estrutura e equipe técnica certas também ajuda a dar a atmosfera que o evento precisa.

– Tocamos em cidades bem pequenas e que tiveram um público excelente. Fomos talvez a primeira banda de heavy metal a tocar em Irineópolis e com certeza a primeira companhia de dança contemporânea a se apresentar. O que é muito gratificante. Com certeza uma experiência única para o público e também para nós. O “Perception of the Other” é um espetáculo diferente até mesmo para cidades maiores. A junção de metal e dança contemporânea é uma coisa única. Não conheço outros trabalhos assim. Se para nós artistas já é algo diferente, imagina para o público.

As viagens têm rendido boas histórias. Em certas cidades algumas pessoas ficam assustadas com o clima denso, quase de terror, principalmente no começo do espetáculo. Outras não entendem a proposta, que é causar desconforto no público, mas no geral as críticas são sempre positivas. Outro ponto percebido foi a grande quantidade de fãs de metal no interior do Estado. Leão acredita que há uma carência de bons eventos em Santa Catarina.

Cartaz da turnê "Perception of the Other". Foto: Reprodução/Facebook

Cartaz da turnê “Perception of the Other”.
Foto: Reprodução/Facebook

– Voltando a falar de Irineópolis, é uma cidade de uns dez mil habitantes e teve um público equivalente a colocarmos cinco mil pessoas em Florianópolis. O prefeito ainda estava presente. Achei demais isso. O desafio maior é tirar o pessoal de casa quando acontecem esses eventos. Às vezes não nos damos conta de como são importantes iniciativas como essas para “manter” o cenário.

Viajando acompanhados pelo amigo e ex-guitarrista Rafael Scopel, que pilota a mesa de som, faz fotos e filma todas as apresentações, a Stormental deve lançar esse material nos próximos meses. A experiência de conhecer Santa Catarina, apesar do pouco tempo entre uma apresentação e outra, é a principal recompensa dessa turnê.

– É muito legal conhecer melhor as cidades do nosso Estado. Ainda melhor sendo através da arte. Infelizmente não temos muito tempo para passear, pois o roteiro é intenso. Viajamos com toda a estrutura de som e luz, acordamos cedo, viajamos uma ou duas horas e começamos a montar às 10h da manhã. Terminamos tudo lá pelas 18h ou 19h, apresentamos às 20h e depois desmontamos. É uma correria. Tem muitos pontos legais para visitar em cada cidade, pena não termos mais tempo.

Se você não teve a oportunidade de assistir o espetáculo, não se desespere. Veja o DVD “Perception of the Other”.

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

3 Comentários

  1. Eu conheci esse projeto por acaso. Acho que foi pelo facebook, alguém compartilhou e eu fui atrás. Achei a proposta interessantíssima e fiquei com vontade de ver, mas os espetáculos que tiveram em Florianópolis já haviam sido realizados. É legal demais acompanhar este tipo de evento e ver que tem gente criativa por aqui. Tomara que esse grupo se reúna novamente para uma data aqui na grande Florianópolis, de preferência em um lugar com boa estrutura.

    Essa experiência de tocar em lugares pequenos também deve ter sido muito bacana. Interessante ver como o público recebe esse tipo de arte.

    Bacana o blog abordar esse assunto. E sucesso ao pessoal da banda e da dança!

  2. É um espetáculo mesmo!!!!

  3. Vale a pena conferir!!

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *