danielarena-rifferama

Daniel Arena deve finalizar projeto de quatro EPs em 2023

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis e Biguanet Informática


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O cantor e compositor Daniel Arena começou a estudar astronomia durante a pandemia e teve uma ideia ambiciosa: gravar quatro EPs inspirados nas maiores luas de Júpiter que foram descobertas pelo italiano Galileu Galilei. O projeto começou com “Callisto”, em novembro de 2021. No ano passado, o artista de Florianópolis divulgou dois singles de “Io”, incluindo “She Leaves”, que teve o videoclipe eleito entre os melhores de 2022 segundo o Rifferama. O material foi liberado nas plataformas digitais no dia 6 de janeiro com mais duas canções inéditas. “Ganímedes” e “Europa”, os trabalhos (e satélites) restantes, devem sair ainda neste ano. Após completar esse ciclo de lançamentos, o músico vai compilar os EPs em um disco que ganhará prensagem em CD.

As quatro faixas de “Io”, assim como as luas de Júpiter, têm suas particularidades. Em contato com o Rifferama, Arena afirmou que o objetivo no começo era fazer com que os EPs representassem de alguma forma as características de cada astro na sua sonoridade, mas a execução do projeto seria dificultada dessa forma. Em comum, todo lançamento tem um convidado especial, o feat dessa vez foi com o sul-africano Hugo Veldsman (em “Burning River”), conterrâneo do produtor das faixas, Jo Ellis — Benjamin Existe estreou a série de duetos em “The Coast Inside”. Está prevista a participação do artista argentino Dani Ferretti em “Ganímedes” e, encerrando a quadrilogia, “Europa” deve contar com pelo menos uma canção escrita em português, algo inédito na discografia de Daniel Arena.

A ideia desse projeto era juntar um grupo de músicas parecidas com cada lua. Tem uma que é cheia de vulcões, pensei em colocar as mais rock, “Ganímedes” já é a maior lua, aí seriam as com melhor produção, por exemplo, mas depois ficou um pouco complexo (de seguir). Eu passei a gostar bastante de astronomia na pandemia e queria fazer algo para juntar depois em um CD para registrar e ter algo físico. Serão 15 ou 16 músicas no total, com algumas inéditas. O plano é lançar os dois EPs que faltam neste ano. Essa última instrumental, a “Aurora”, entrou em duas playlists editoriais. Devo gravar mais uma, provavelmente, o que é garantido nos EPs é ter um convidado. No próximo, “Ganímedes”, serão três músicas, que já estão prontas, falta gravar. O último EP se chama “Europa”, por coincidência ela tem o mesmo nome em português, então eu devo colocar uma música em português com um convidado cantando comigo.

Foto: Jorge Daux

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *