danielarena-rifferama

Daniel Arena finaliza quadrilogia de EPs e planeja vinil

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Quando anunciou a série de quatro EPs inspirados nas quatro maiores luas de Júpiter que foram descobertas pelo astrônomo italiano Galileu Galilei (Callisto, Europa, Io e Ganímedes), no mês de novembro de 2021, com “Callisto”, o objetivo do cantor e compositor Daniel Arena era lançar os quatro volumes até o fim do ano seguinte. A quadrilogia só foi encerrada, no entanto, em agosto, com “Europa”: “Ganymede” saiu em janeiro e “Io” foi divulgado no começo de 2023. Os registros compartilham uma particularidade de trazer sempre um convidado — o artista gravou duetos com Benjamin Existe em “The Coast Inside”, com o sul-africano Hugo Veldsman em “Burning River” e o argentino Dani Ferretti “Water Breed”. A diferença dessa vez é que a faixa escolhida para encerrar a sequência de EPs conta com letra em português, escrita por Leo Marelua, que além de dividir o microfone com Arena também produziu a canção ao lado de Jack District.

Além de “Uma segunda”, presente que ganhou de Leo Marelua, Arena também gravou “O tempo e o navegar”, single que abriu a temporada de divulgação do EP. Outra novidade que “Europa” apresenta é que pela primeira vez o artista filmou três clipes para um mesmo projeto. Fechando o repertório temos “Elisabeth”, uma música instrumental em homenagem a sua mãe. Missão cumprida, agora o cantor e compositor tem o objetivo de compilar todo esse material e lançar em formato físico, em vinil, com mais uma ou duas faixas inéditas. A experiência de escrever em português foi desafiadora e trouxe novas possibilidades para Arena, que pretende seguir nesse caminho. “A ideia é fazer mais, sempre meio a meio”, projetou. Em contato com o Rifferama, Daniel Arena falou sobre a parceria com Leo Marelua, com quem dividirá o palco no dia 22, na Sala de Cinema Gilberto Gerlach (CIC), com o Semserteza, e o fim da quadrilogia.

— A ideia foi gravar os quatro EPs para juntar em um disco, que ainda tenho a pretensão de fazer, talvez em vinil, juntando as músicas com uma ou duas inéditas. “Europa” é o nome da lua mesmo, se consegue ler em português, achei que era a oportunidade de gravar a música em português com um convidado. O Leo Marelua me cedeu “Uma segunda”, foi uma honra poder ter gravado uma música dessa, linda, muito poética, bem diferente, que não tem refrão. “O tempo e o navegar” foi a minha primeira música em português. Fiquei satisfeito com o resultado, consegui colocar a cara nas minhas músicas mesmo em português, não achei que ficou forçado ou algo que não me identifico como artista. Consegui manter o mesmo estilo das minhas canções mesmo trocando de língua. Foi muito legal também a experiência de ver as pessoas se identificando com a letra, entendendo bem mais. 




Ficha técnica

“O tempo e o navegar”

Música, letra, violão de 12 cordas e voz:
Daniel Arena
Produção, mixagem e masterização: Santiago Bruno
Guitarra e teclado: Santiago Bruno
Baixo: Juan Pedro Huici
Bateria: Julian Fernandez Castro
Voz de apoio:
Leo Marelua

“Uma segunda”

Música e letra: Leo Marelua
Produção: Leo Marelua e Jack District
Mixagem e masterização: Jack District
Weissenborn e voz: Daniel Arena
Voz e violão: Leo Marelua
Baixo: Stivy Malty
Piano: Fabio Oliveira

“Elisabeth”

Música e violão: Daniel Arena
Produção, mixagem, masterização, teclados e vozes: Santiago Bruno

Foto: Rafael Censi

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *