davidtoledo-rifferama

David Toledo reforça antigas parcerias em “Cristalizar”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Quem cresceu na Serra Catarinense dificilmente cresceu sem ter sido exposto à música nativista. Os festivais da canção, como a Sapecada, em Lages, por exemplo, revelam compositores a cada ano desde 1993. E foi em um desses eventos que David Toledo conheceu Arthur Boscato (Rédea Solta, Entrevero Instrumental, entre outros projetos) e desde o primeiro contato houve uma admiração mútua entre os dois. Apesar de não ter gravado o álbum “Bússola”, estreia de Toledo como artista solo, Boscato integrou a banda que fez o show de “encerramento” (o disco saiu em junho de 2020, durante a pandemia), no TAC (Teatro Álvaro de Carvalho), em Florianópolis. A primeira parceria veio em 2022, com “Fica”, que teve o músico tocando clarinete e ainda Vitor Ramil nos vocais. Dessa mesma época surgiu “Cristalizar”, single que estava guardado e traz além da dupla dividindo o microfone, Kairo Kanzler (violinos), Augusto Gruetzmacher (violoncelo), Jefferson Kriese (flauta transversal), Roger Corrêa (acordeon) e João Peters (baixo). A mixagem e masterização é de Vívian Fiori.

Outra parceria antiga que Toledo faz questão de preservar é com Bruno Fortkamp, letrista de quase todas as suas canções. “Cristalizar” foi escrita para ser uma música simples, com ares de interior, estética representada também pela escolha dos instrumentos. O texto, que em princípio se chamava “Figueira”, se relaciona com a árvore que o poeta tinha no seu quintal, os figos cristalizados que a sua bisavó preparava e as memórias da infância. Com a perda da avó, a composição ganhou outro significado para o cantor, compositor e violonista, que resolveu lançar. Uma coincidência feliz é Florianópolis, onde o músico vive, ter uma praça em torno de uma figueira centenária, onde foram feitas as fotos para a divulgação do single. Em princípio, Arthur Boscato gravaria tocaria apenas a viola caipira, mas pelas referências de “Cristalizar”, o artista achou que seria interessante que os dois cantassem. Em contato com o Rifferama, David Toledo falou sobre essa parceria e os objetivos próximos.

— O Boscato é um amigo de muitos anos, a gente se cruzava muito em festivais. Lembro de cantar uma música dele em um festival menor, de intérprete, dentro de rodeio, e a gente se conectar daí. Sempre vi ele como uma inspiração pro som e a gente se aproximou mais quando vim para Florianópolis. Gravei e arranjei tudo de “Cristalizar” na época do “Fica”, tinha chamado ele para fazer uma gravação de viola, passou um tempo e chamei ele para fazer uma segunda voz, muito inspirado nessa coisa que a gente tem da música nativista, folclórica, esse repertório que nós crescemos ouvindo. É interessante como conectou essa história da figueira. A letra é do Bruno Fortkamp, que fez para a bisavó dele. Passei a infância no interior e aconteceu que a minha avó Jucélia veio a falecer e naturalmente voltou a fazer sentido lançar “Cristalizar”. Estou na fase de captação para fazer uma turnê e pretendo gravar o próximo disco ainda neste ano. O projeto vai seguir um pouco a linha do “Bússola”, mas com mais ambição, talvez, num outro lugar da carreira, outro amadurecimento musical. Estou ansioso para botar a mão na massa.

Ficha técnica

Voz, violão 7 cordas e arranjo: David Toledo
Letra: Bruno Fortkamp
Voz e viola caipira: Arthur Boscato
Acordeon: Roger Corrêa
Baixo: João Peters
Violinos: Kairo Kanzler
Violoncelo: Augusto Gruetzmacher
Flauta transversal: Jefferson Kriese
Captação: Felipe Corbani (voz David Toledo), Viocello (violino, violoncelo e flauta) e Vidarte Produtora
Mixagem e masterização: Vívian Fiori

Foto: Rafael Puerta

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *