dazaranha-rifferama

Dazaranha comemora 30 anos com show no Largo da Catedral

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, DOBERRO, Camerata FlorianópolisLord Whisky Distillery e Bro Cave Pub


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

“O Dazaranha não tem fãs, tem torcida”. Essa frase cunhada e repetida há tempos pelo baixista Adauto Charnesky indica a principal conquista da banda nesses 30 anos de história. Um dos maiores símbolos da cultura catarinense, o Daza preparou uma série de atividades para comemorar essa trajetória de sucesso com o seu público devoto. A programação começa no dia 6 de setembro com o pré-estreia do videoclipe “Saiu da vida torta”, no John Bull, segunda casa do grupo, na Lagoa da Conceição, e encerra no dia 8 de outubro, às 19h30, com show gratuito no Largo da Catedral. E ainda tem os lançamentos do novo single “Vai saber” e do oitavo álbum de estúdio nas plataformas digitais. Tudo isso (e mais algumas surpresas) no espaço de um mês.

“Dazaranha 30 Anos”, o disco, foi gravado no estúdio Midas Music, em São Paulo (SP), com direção artística de Rick Bonadio, e representa a busca pela nacionalização do Dazaranha, que é formado por Moriel Costa (voz e guitarra), Chico Martins (voz e guitarra), Fernando Sulzbacher (violino), Adauto Charnesky (baixo), Gerry Costa (percussão), JC Basañez (bateria) e Dinho Stormowski (guitarra). Segundo Muruca, o momento é de confirmação do Daza como patrimônio cultural do estado e, possivelmente, o melhor da banda em toda a sua trajetória. “O que trabalhamos e crescemos em seis anos, crescemos proporcionalmente nos últimos 20 e poucos anos”, afirma o compositor. Moriel também destacou a oportunidade de poder trabalhar com Rick Bonadio, sem esquecer dos produtores que ajudaram a lapidar o som do grupo.

“Essa é a hora que o Dazaranha se organiza com uma estratégia de nacionalização do nosso som, com uma gravadora que tem estrutura e histórico de realizar hits no Brasil. Tivemos grandes produtores como Murillo Valente, Luiz Carlini, Ricardo Vidal, Carlos Trilha, e agora chegamos no Rick Bonadio. São grandes nomes de produção que vão entregando para o Dazaranha sonoridades e, digamos assim, interpretação da nossa obra, sempre trazendo um Dazaranha um pouco diferente. São décadas de confirmação de uma banda que representa Santa Catarina. É uma responsabilidade. A alegria da galera, o público presente, esse é o espírito da coisa, é o que gera motivação para a próxima empreitada”, comenta Moriel.

Além de não poder fazer o que sabe de melhor, que é levar alegria ao público, o Daza ficou afastado presencialmente dos fãs durante a pandemia. Nesse momento de retomada, o Dazaranha vem fazendo até 20 shows por mês (em setembro serão 21), e a cada vez que a banda pisa no palco é uma festa. Para o vocalista e guitarrista Chico Martins, a troca com a torcida é um presente do universo, uma conexão difícil de explicar e que faz toda a diferença. E não tem melhor maneira de comemorar uma data tão importante como essa do que com estar com milhares de pessoas que incentivam a banda a continuar. O show da Catedral promete ser histórico.

“30 anos é uma idade bem difícil para uma banda, se manter passando por tantas situações delicadas, quebras de mercado, é uma grande vitória. É uma comemoração que dá uma sensação de parte da missão cumprida, de ter um público que nos ama tanto e o quanto isso significa pra minha segurança como profissional e para a manutenção de um grupo. Parece que a gente tem muito mais a fazer, pelo tamanho das portas que temos aberto. Estamos vivos pra caramba no coração das pessoas e isso é muito promissor. Esse show é o momento mais especial que tenho para viver. A ligação do público com a gente provoca tudo isso”, declara o guitarrista.

Programação Dazaranha 30 Anos

6 de setembro, às 22h Pré-lançamento do clipe “Saiu da vida torta” e show no John Bull
8 de setembro — Lançamento do single “Vai saber” nas plataformas digitais
15 de setembro — Lançamento do clipe “Saiu da vida torta” no Youtube
29 de setembro — Lançamento do álbum “Dazaranha 30 Anos”
8 de outubro, às 19h30 — Show “Dazaranha 30 Anos” no Largo da Catedral

Foto: Tóia Oliveira

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

3 Comentários

  1. Vai ser massa! Parabéns à todos lindos!

  2. Que lindeza!!! ❤️

  3. ❤❤

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *