libertu-rifferama

De volta ao samba, Libertu projeta nova fase com EP ao vivo

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O multi-instrumentista Israel Andrade, mais conhecido como Libertu, se formou nas rodas de samba e choro de Laguna, mas desde muito cedo teve de correr atrás do pão de cada dia e foi deixando a música de lado. A falta de referência de que era possível fazer arte fez com que o artista escrevesse a primeira canção somente aos 35 anos, um pouco antes da pandemia, quando tocava em um trio de forró. “A música sempre foi um lugar de festa para mim, não tinha um caráter profissional ou de expressão e criação. Quando veio a pandemia parou tudo e era a hora de fazer o que era possível, que era a música autoral. Nesse momento que assumo ser artista, sair do armário”, contou. Libertu lançou cinco singles entre 2021 e 2022, com uma temática regional, ligados à cidade em que nasceu, mas também abordando a questão da religiosidade afrobrasileira. “Mina firmeza”, samba divulgado no dia 30 de janeiro nas plataformas digitais, abre caminho para uma nova fase, com temas mais populares, visando atingir um público menos nichado. 

A faixa foi gravada em uma colaboração entre o Outro Selo Laboratório de Arte, de Laguna, e a Gravadora Experimental, do curso de Produção Fonográfica da Fatec, de Tatuí (SP). O instrumental foi gravado pelo professor do conservatório Lucas Meneguette e pelas bolsistas Jéssica Lorenzo, Gabriela Ribeiro e Ana Paula Kelm Soares, enquanto a captação das vozes, a mixagem e a masterização foi feita por Paulo Pfutzen. Além de “Mina firmeza”, Libertu tem outras três canções produzidas neste formato que serão divulgadas neste ano. O artista também tem algumas datas agendadas com a sua banda, formada por Matheus Laurentino na guitarra, Jeff Medeiros no baixo, Saimon Lino na percussão e Paulo Pfutzen na bateria. Com esse time, o cantor e compositor, que toca cavaco, clarinete e percussão, vai gravar um EP ao vivo em maio, com previsão de lançamento também para 2024. Em contato com o Rifferama, Libertu comentou sobre a experiência de produção remota e os próximos trabalhos.

— Em princípio quando conheci o Paulo, em 2020, a ideia era gravar um LP com todas as músicas, mas o som que eu faço não é muito contemporâneo, no sentido de que é mais orgânico, então alguma coisa tem que estar ligada ao funcionamento do mercado, e a coisa foi tomando outros formatos. O Paulo estudava em Tatuí e a gente estava nesse momento de fazer uma colaboração, o professor dele se interessou em gravar alguma coisa lá. Eles pegaram a guia e tinham liberdade de criar, com o Lucas fazendo essa coordenação, o pessoal do conservatório tocando e as vozes gravadas aqui. Agora estou com uma banda e estamos ensaiando algumas músicas que serão gravadas ao vivo. Ficou uma sonoridade muito interessante e pensei na ideia de ter o registro disso mais quente, do ao vivo, com uma estética setentista, buscando essa ideia de timbres e arranjos, com uma mesma identidade. Essa fase inclui as referências que fazem parte da minha formação, não só do samba, uma MPB que aborda vários ritmos, com bastante metais.

Ficha técnica

Captação: Lucas Meneguette, Jéssica Lorenzo, Gabriela Ribeiro e Ana Paula Kelm Soares (Gravadora Experimental)
Captação de vozes, mixagem e masterização: Paulo Pfutzen (Outro Selo)
Arranjos: Pedrinho Costa
Guitarra: Hugo Baccilli
Baixo: Elton Luiz Soares
Metais e arranjos: Luiz Alves
Bateria: Cleyton Menezes
Percussão: Noya Niko
Direção e preparação vocal: Avini
Coro: Libertu, chovvve e Avini
Capa: Raul Silter
Identidade visual: chovvve e Aline Kroth

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *