- O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Nefasta Cervejaria
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
No dia 14 de junho ocorreu a primeira ação do Desterro Autoral. Quem estava de passagem pelo centro de Florianópolis no horário do almoço presenciou um show da banda Nouvella, que atraiu a atenção de muitos curiosos e estreou com pé direito o projeto. Idealizado por Thiago Mates, Arturo Valle Junior e Marina Tavares, com produção da Studio de Ideias, responsável por eventos como Street Art Tour Floripa, Curta o Parque e Hoje é dia de jazz, bebê!, o Desterro Autoral tem uma série de atividades programadas até dezembro. Além da Nouvella, outros três grupos participarão das intervenções em espaços públicos da cidade: Dirty Grills (5 de julho), Skrotes (11 de agosto) e Exclusive os Cabides (6 de setembro). O projeto, aprovado no PIC (Programa de Incentivo à Cultura), também prevê pequenos festivais, que serão chamados de Giro, encontros de formação — a programação completa deve ser confirmada em breve pela organização.
Vocalista e compositor da Stella Folks, Mates fez algumas edições de um evento chamado Stella Autoral, que tinha quase o mesmo objetivo dessa nova iniciativa, que é voltada apenas para a música. A primeira edição do Giro está marcada para o dia 17 de agosto, com Grillo e os Mosquitos, Apocalypse Cùier, MC Versa e Groove Hunters. Os encontros terão como convidados Guilherme Coutinho (Phonolite), no dia 11 de julho, para tratar de distribuição nas plataformas digitais, Alessio, no dia 3 de agosto, com um workshop de composição, e a MC Versa falando sobre a sua experiência como artista 360º no dia 15 do mesmo mês. Em contato com o Rifferama, Thiago Mates falou sobre a proposta do Desterro Autoral.
— As primeiras conversas foram em 2018 ou 2019, o primeiro evento seria em 2020, no teatro do CIC, tinha conseguido a pauta, patrocinador, as bandas, estava tudo certo, veio a pandemia e não aconteceu. Ficamos frustrados na época, mas aproveitamos para falar sobre o projeto, idealizar melhor. Desde o começo o objetivo foi colocar a produção musical do estado em evidência, dar voz, espaço, palco. O projeto foi aprovado no PIC e conseguimos tirar ele do papel. Estamos muito felizes que o Desterro Autoral está acontecendo. A abertura foi emocionante para nós. Tem bastante coisa ainda que queremos que aconteça e colocar a nossa música em primeiro lugar, onde quer que seja. A gente acredita que aqui temos bandas e artistas tão bons quanto em qualquer lugar do mundo e estamos trabalhando bastante para o projeto se expandir.
Programação Desterro Autoral*
5 de julho — Desterro Autoral na Rua II com Dirty Grills, às 18h
11 de julho — Encontro Desterro Autoral I, com Guilherme Coutinho (Phonolite), das 19h às 22h30
3 de agosto — Encontro Desterro Autoral II, com Alessio (Horário a confirmar)
11 de agosto — Desterro Autoral na Rua III com Skrotes, às 16h30
15 de agosto — Encontro Desterro Autoral III, com MC Versa, das 19h às 22h30
17 de agosto — Giro Desterro Autoral I, com Grillo e os Mosquitos, Apocalypse Cùier, MC Versa e Groove Hunters, às 17h
6 de setembro — Desterro Autoral na Rua IV com Exclusive os Cabides, às 12h30
*Eventos fechados até agora, locais a confirmar
Foto: Pedro Malamam