diegostecanela-rifferama

Diego Stecanela e a riqueza da simplicidade em “Remédio”

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Nefasta Cervejaria


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

Em 2022, o cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor audiovisual Diego Stecanela, que também é tecladista da banda Outros Bárbaros, fez a sua estreia  solo com o single e clipe de “Volta”. O objetivo, desde o começo, foi trabalhar em um álbum, “Leve”, para mostrar as suas influências e também a forma como vê a música. E para conseguir ser o mais fiel possível ao que pensa, Stecanela, mesmo geralmente tendo uma equipe talentosa ao seu redor, faz questão de ter o controle de todo o processo. Em “Remédio”, quarta canção lançada até o momento, o artista escreveu letra e música, fez o arranjo, cuidou da produção musical, gravou vocais, piano elétrico, órgão e sintetizador, e assinou a direção, roteiro, produção executiva, motion graphics, colorização e finalização do clipe, no qual ainda atuou. 

“Remédio” traz o músico vestindo uma fantasia de pílula gigante e interagindo com as pessoas em locais conhecidos da Grande Florianópolis e também por São Paulo. A ideia do audiovisual tem tudo a ver com o que acredita o que é ser artista. “Ter filmado na rua foi divertidíssimo, ver como as pessoas reagem ao diferente, algo que quebra a rotina, quando entra no ônibus ou no metrô, a curiosidade que gerava. O artista tem que ir onde as pessoas estão. Quero que o povo conheça a minha música”, comentou. Gravado no Bárbaro Estúdio por Maurício Peixoto, o single foi mixado e masterizado por Alexei Leão e, assim como “Volta”, a versão de “Maral” e “É a vida”, que saíram em 2023, fazem parte do repertório do seu primeiro álbum. “Leve” terá 12 faixas no total, que falam bastante sobre a conexão entre as pessoas e exploram a riqueza dentro da simplicidade. Em contato com o Rifferama, Stecanela falou sobre “Remédio” e o que vem pela frente.

— É uma música muito simples, com dois acordes e suas variações, vou botando alguns coloridos na harmonia para deixar mais rica. Ela traz um estado de espírito bacana. As minhas músicas surgem de forma espontânea, a ideia é tornar as coisas simples prazerosas, tentei fazer a música mais bonita possível com elementos simples. Sou contra a ideia que a música feita com qualidade tem de estar voltada para uma elite. Eu quero que o povo goste da minha música. O clipe vai na mesma onda. Ele se realiza no dia a dia dele (personagem), está sempre sorrindo, continua indo pra frente nas adversidades que ele tem que enfrentar. A música é sobre isso, continuar fazendo. A gente só tem uma estrada e o caminho é tudo o que a gente tem, os relacionamentos que a gente faz e a marca que a gente deixa em cada pessoa que passa por nós. O próximo plano é o lançamento do álbum “Leve”, que tem o seu nível de sofisticação, mas é um álbum leve mesmo de ouvir. Gosto de trabalhar bem os timbres dos instrumentos, a riqueza dentro da simplicidade.

Ficha técnica

Áudio

Diego Stecanela: Composição (letra e música), arranjo, produção musical, vozes, piano elétrico, órgão e sintetizadores
Eduardo Wagner: Contrabaixo
Richard Bondan: Bateria
Maurício Peixoto: Produção musical, captação e edição de áudio
Alexei Leão: Mixagem e masterização

Vídeo

Diego Stecanela: Direção, roteiro, produção executiva, edição, motion graphics, atuaçao, colorização e finalização
Victor Giusti: Direção de fotografia e cinegrafista
Amanda Becker: Produção executiva e atuação
Victor Caetano: Edição e atuação
Marcelo Siqueira: Atuação
Eduardo Lehr: Edição de áudio
Ápia Digital: Marketing

Foto: Manu d’Eça

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *