O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Com dez anos de circulação, o projeto de musicalização infantil Primeiros passos, primeiras notas lançou em fevereiro o primeiro álbum, “Sons do Brasil”, com cinco canções, mais duas vinhetas e três interlúdios. O material, contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, foi gravado por Alexandre Siquera, também responsável pela edição, mixagem e masterização das músicas, e arte da capa de Marzio Lenzi. A direção musical é de Willian Goe, que também atua como músico no registro, a direção artística é da cantora Bárbara Damásio, e as composições são de Goe, sozinho, com Ricardo Dominguez, que também faz parte do projeto, em trio e com outros parceiros. O repertório de “Sons do Brasil”, como o título sugere, passeio por ritmos populares como carimbó, ciranda e maracatu, com o objetivo de ensinar música, dança e poesia de um jeito lúdico. O registro tem participações de Rubens Azevedo (sopros) e Guilherme Garcia (percussão).
Primeiros passos, primeiras notas começou como um workshop voltado ao público infantil para ensinar música. Bárbara é a bailarina-cantora, Goe o maestro e Dominguez faz o palhaço. O trio já circulou com o projeto pelas escolas de Itajaí no Programa Cultura e Travessura se apresentou em eventos como Festival de Música de Itajaí e Floripa Jazz. O lançamento do álbum nas plataformas digitais faz parte de um objetivo maior, de ter outras atividades e produtos para além do espetáculo. A principal meta, segundo a cantora e compositora, é aplicar esse método de educação musical para formar professores pelo país. Mas o Primeiros passos, primeiras notas não deve parar por aí: os planos para o futuro incluem novas gravações e também a produção de um livro didático. Em contato com o Rifferama, Bárbara Damásio falou sobre “Sons do Brasil” e os próximos trabalhos.
— Primeiros passos, primeiras notas é um projeto de apresentação consolidado e na pandemia surgiu a ideia de gravar e começamos o processo de composição. O Goe é meu parceiro há mais de 20 anos e o Ricardo compõe esse repertório com a gente. O objetivo de “Sons do Brasil” é fazer uma cartografia musical do Brasil, fazer uma música para cada região, ainda faltam algumas a serem contempladas que vão ficar para o volume dois. A gente faz esse passeio pelo Brasil através dos ritmos. A gente diz que é um trabalho de música para criança, mas é um projeto de música brasileira, com esse contexto educativo. Queremos ampliar o projeto para que ele tenha vários braços, que seja o espetáculo para crianças, mas também transformar num método de educação musical e circular pelas escolas do Brasil formando professores. Esse é o nosso desejo amplo de que esse projeto tenha continuidade, com gravações até o terceiro volume, outras temáticas, que possa se tornar livro didático e poder trabalhar várias questões. Estamos bem felizes com o resultado e temos recebido muitos convites.
Ficha técnica
Willian Goe: Proponente, músico, compositor, arranjador e diretor musical
Bárbara Damásio: Elaboração do projeto, cantora, diretora artística e compositora
Ricardo Dominguez: Cantor, percussionista e compositor
Alexandre Siquera: Técnico de estúdio, edição, mixagem e masterização
Natália Pereira: Produção executiva
Marzio Lenzi: Arte da capa
Roberta Bittencourt: Assessoria de Imprensa
Convidados: Rubens Azevedo (sopros) e Guilherme Garcia (percussão em “Maracatu Lua Nova”)
Foto: Nelson Júnior