O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Nefasta Cervejaria
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
A Exclusive os Cabides vem formando um público fiel com o seu som despretensioso e letras bem-humoradas. Prova disso foi o show de lançamento do segundo álbum, “Coisas Estranhas”, em Florianópolis, no dia 20 de julho, para uma Célula Showcase lotada de fãs. Público que consome a música da banda, que também vem acumulando números expressivos nas plataformas digitais (são 27 mil ouvintes mensais apenas no Spotify na data da publicação desta matéria, com São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre entre o top 5: Floripa está em quarto lugar). O novo trabalho foi gravado no Ouié Studio, na praia da Armação, por João Pretto (voz e guitarra base), Antônio dos Anjos (voz e percussão), Eduardo Possa (guitarra solo), Jean Vicentini (baixo) e Carolina Werutsky (bateria, La Leuca), com participação de Ana Nasario (teclados). A produção, captação, mixagem e masterização é de Paulo Costa Franco.
Quatro anos separam “Roubaram tudo”, registro de estreia do grupo, batizado em referência ao nome do grupo (entendedores entenderão), e “Coisas estranhas”. Esse espaço de tempo seria um dos motivos para explicar a diferença entre os álbuns. Enquanto no primeiro quase tudo foi feito ao vivo, com o grupo se familiarizando com os novos integrantes Eduardo Possa e Ana Nasario, no último lançamento a banda alterou o processo de gravação, mas sem perder a sonoridade natural de quem toca junto ao mesmo tempo. “Não soa robótico”, afirmou o vocalista Antônio dos Anjos. Com nova formação (Jean Vicentini gravou o disco e está sendo substituído nos shows por Maitê Fontalva, do Orquidália), a Exclusive os Cabides planeja uma turnê por outros estados. Em contato com o Rifferama, o músico falou sobre o passo em frente dado com “Coisas estranhas”.
— Eu também senti uma maturidade comparado ao “Roubaram tudo”, que tem as suas pérolas. Mas esse veio completo. Na época do primeiro álbum a gente ainda não se entendia como banda. Acho que é um álbum bem melhor. Isso vem desde que agora cada um está mais familiarizado com o seu instrumento, o Paulo (Costa Franco) teve quatro anos nessas gravações em que foi aprendendo mais coisas também. Tem certas coisas que fizemos diferentes, mas acho que ele ainda parece o “Roubaram tudo”. Algumas músicas já existiam e estamos tocando elas desde 2020, então tivemos bastante tempo para aprimorar muitas coisas, são músicas que a banda queria lançar há muito tempo, já tínhamos uma prática delas. Estou muito feliz com o resultado. Tivemos mais de 200 pessoas que nos apoiaram para gravar o álbum.
Ficha técnica
Arranjos: Exclusive os Cabides
Composição e guitarra base: João Paulo Pretto
Vozes: João Paulo Pretto e Antônio dos Anjos
Guitarra solo: Eduardo Possa
Baixo: Jean Vicentini
Bateria: Carolina Werutsky
Teclas: Ana Nasario
Produção musical, captação, mixagem e masterização: Paulo Costa Franco (Ouié Studio)
Direção criativa e arte da capa: Exclusive os Cabides, Victoria Pretto e Laura Brunato
Foto: Laura Brunato