O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
*Dados e texto da pesquisa Cultura nas Capitais
Florianópolis conquistou o título de capital mais roqueira do Brasil, segundo dados inéditos da pesquisa Cultura nas Capitais, divulgada nesta terça-feira (5). Com 32% da população declarando o rock como seu gênero musical favorito, a cidade ultrapassa Curitiba e Porto Alegre, ambas com 30%. Além da preferência pelo rock, a capital catarinense também lidera em acesso a shows de música entre todas as 27 capitais brasileiras, com 45% da população tendo assistido apresentações ao vivo no último ano. A diversidade musical é outro traço marcante: 32% ouvem MPB, 23% preferem pop, 16% curtem rap, o maior índice nacional, e 11% apreciam música erudita*.
Essa variedade se reflete no consumo digital: Florianópolis é também a capital com maior uso do Spotify para ouvir música (58%), superando todas as demais. O YouTube, porém, segue sendo a principal plataforma, utilizado por 66% dos moradores. Além do destaque na música, a pesquisa mostra que Floripa se posiciona entre as cidades mais engajadas culturalmente do Brasil. As atividades culturais com maior participação do público são: locais históricos (52%), festas populares (46%), shows de música (45%), museus (39%) e saraus (10%). O hábito de ir ao cinema (54% dos entrevistados) é outro dado importante do estudo, seguido por leitura de livros (52%) e visita a bibliotecas (33%). A prática artística que lidera entre as pessoas que responderam a pesquisa é a da dança (52%).
A pesquisa Cultura nas Capitais é o maior levantamento já realizado sobre hábitos culturais no Brasil. Conduzido pela JLeiva Cultura & Esporte, com patrocínio do Itaú e Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, o estudo ouviu 19.500 pessoas presencialmente entre fevereiro e maio de 2024, em todas as 26 capitais estaduais e no Distrito Federal.Em Florianópolis, 600 pessoas foram entrevistadas. A pesquisa foi executada pelo Datafolha e aplicou até 61 perguntas por entrevistado. A elevada escolaridade local — metade da população florianopolitana está no ensino superior ou já concluiu — é apontada como um dos principais fatores para o alto engajamento cultural na capital catarinense. Os resultados completos estão disponíveis no site oficial.
Foto: Elisa Imperial