O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
As Passarinhas é um grupo vocal de Balneário Camboriú formado por oito cantoras que também são compositoras. Diferente da tradição desse tipo de conjunto, que geralmente apresenta um repertório de clássicos da MPB, as artistas estrearam nas plataformas digitais com o álbum “Galeria”. São 12 canções escritas por Andrea Ramos, Carla Aquino, Celia Volpe, Edviges Farher, Maristela Moraes, Sandra Marcon, Sol Ribeiro e Susi Brito, professora das Passarinhas e diretora musical do registro, que foi gravado no estúdio Café Maestro Produções, em Itajaí, com arranjos de Tiago Brizolara, Giovanni Sagaz, Rubens Azevedo e Binho Toledo — confira a ficha técnica completa abaixo. “Galeria” será apresentado nesta sexta-feira (31) em show gratuito, às 20h, no Teatro Municipal Bruno Nitz (Rua 300), com participação especial de Tatiana Cobbett, autora da faixa “Andorinha”.
O conjunto se reuniu há oito anos por meio de Susi Brito. Além das aulas de canto, as integrantes do grupo atuavam em ações sociais, se apresentando em hospitais, até que começaram a cantar nos shows da professora. “As Passarinhas não eram cantoras, faziam aula comigo e vi potencial na força que elas tinham quando estavam juntas. Fizemos projetos e circulamos, sempre cantando composições de mulheres de Santa Catarina, um repertório divertido e irreverente, com uma pitadinha de feminismo, deboche, mas também coisas clássicas”, explicou a diretora musical do projeto, que já tem material para gravar um segundo disco. “Galeria” reúne as primeiras composições d’As Passarinhas, que começaram a escrever durante a pandemia. O álbum é diverso musicalmente e teve os arranjos criados respeitando a identidade de cada compositora. Em contato com o Rifferama, Susi Brito falou sobre o primeiro trabalho autoral do grupo.
— O interessante que essas mulheres começaram a cantar por prazer pessoal, são empresárias, tem estilista, socióloga… todas maduras. De tanto eu ficar instigando e trazendo pessoas para dar oficina para elas, como a Tatiana Cobbett, que elas foram trazendo ideias, aprendendo. Saíram coisas muito bonitas e priorizamos as primeiras canções, para nascer o álbum com as primeiras composições, o lançamento delas como compositoras. Nos encontramos toda semana para ensaiar, estudar e compor. O Tiago Brizolara e o Giovanni Sagaz trabalham comigo no “Um Tom para Cantar”. Como eles conhecem elas de pertinho, cada música foi pensada em deixar com a cara da compositora mesmo. Trouxemos os traços de cada uma delas nas canções, tivemos esse cuidado. No álbum cada compositora puxa a sua musica, mas o show tem uma dinâmica diferente, a gente mistura bastante.
Ficha técnica
Direção geral: Um Tom para Cantar
Direção musical: Susi Brito
Arranjos: Tiago Brizolara, Giovanni Sagaz, Binho Toledo e Rubens Azevedo
Produção musical: Café Maestro Produções
Vozes e composições: Andrea Ramos, Carla Aquino, Celia Volpe, Edviges Farher, Maristela Moraes, Sandra Marcon, Sol Ribeiro e Susi Brito
Músicos: Giovanni Sagaz (piano, baixo e sintetizador), Tiago Brizolara (violão 7 cordas, viola e cavaco), Binho Toledo (bateria e percussão) e Rubens Azevedo (flauta e saxofone)
Convidados: Luan Cavalleri (acordeon), Denis Kazuo (pandeiro), Evandro Hasse (flugelhorn) e Tatiana Cobbett (voz)
Fotos: Josiane Suelos
Arte cartaz: Caio Cordeiro
Telas: Sol Ribeiro
Produção executiva: Elaine Calove
Assessoria: Adelaine Zandonai


Que lindeza!!!!!