O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Quando Lucas Basso (hoje na Desafogo) anunciou a saída da Itacoruboys, no fim do ano passado, a banda tinha três opções: assumir os vocais entre os integrantes do grupo, agora um quarteto; ir atrás de um novo vocalista; ou reformular o projeto. Enzo Didomenico (voz e guitarra), Daniel Oliveira (guitarra), Leonardo Zuchi (baixo) e Massimo Rosner (bateria e voz) decidiram adaptar o repertório e seguir produzindo. O single “Ansiedade social”, divulgado no dia 11 de outubro nas plataformas digitais, já mostra a nova cara da banda em relação a trabalhos anteriores, com uma letra tratando de um tema sério e uma sonoridade mais pesada. A bateria da faixa foi captada no estúdio AeroTullio Sound Distillery e o restante foi gravado de forma independente, a mixagem e masterização ficou a cargo de Massimo Rosner. “Ansiedade social” abre caminho para uma série de lançamentos que a Itacoruboys está preparando para 2025.
Adaptação é uma palavra acertada para descrever a fase que o grupo está vivendo. O single estava sendo produzido nesse período de mudança de formação e coube a Enzo Didomenico cantar em “Ansiedade social”, mas esse não será um padrão — Daniel Oliveira e Massimo Rosner também estão fazendo as vezes de vocalista nos shows e devem repetir a função em gravações futuras. Apesar do tópico diferente do novo single, também refletido na capa, que traz os rostos de pessoas que realizaram doações para a família do guitarrista, afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Itacoruboys não deve abandonar assuntos mais leves e cômicos. O objetivo é diversificar as abordagens, tanto lírica quanto estética. As próximas canções seguem uma linha mais blues rock, mas abrem espaço para a banda experimentar, adicionando elementos que ainda não apareceram em outras músicas. Em contato com o Rifferama, o vocalista e guitarrista Enzo Didomenico falou sobre as mudanças recentes e os planos do grupo.
— Foi bem difícil pra gente no começo, mas depois que passaram alguns meses a gente se encontrou em um lugar melhor. Por um breve momento, a gente cogitou reformular a banda, mas testamos o que era mais fácil, pegar as músicas e dividir entre os integrantes. A gente não foi para um frontman, quem vai nos shows já percebe isso, a banda toda está cantando o tempo todo. Entendo as pessoas acharem que “Ansiedade social” vai para um lugar diferente, mas ela faz parte da salada musical que é a Itacoruboys. É algo mais introspectivo, uma letra mais séria, uma música mais pesada, com elementos novos. Nas próximas músicas queremos adicionar várias guitarras, explorar mais os sintetizadores, instrumentos de cordas, não ficar preso só na performance ao vivo, na fidelidade do nosso show. Estamos deixando a criatividade fluir. Essa nova leva até o momento que a gente está incluindo no EP não tem mais tanto esse elemento cômico de outras músicas, mas elas sempre estão ali. É algo que faz parte da gente.
Ficha técnica
Voz principal e guitarra: Enzo Didomenico
Guitarra: Daniel Oliveira
Baixo: Leonardo Zuchi
Bateria e voz de apoio: Massimo Rosner
Engenharia de áudio: Massimo Rosner, Tullio Capanema e Thales Stipp
Mixagem e masterização: Massimo Rosner
Arte visual: Marina Paz e Leonardo Zuchi
Foto: Eduardo Cordeiro
Bom ver o pessoal se reinventando. Sempre pra frente!
"Pra Ela" ainda ecoa em minhas memórias...