janadelara-rifferama

Jana Delara celebra as mulheres da Ilha em primeiro single

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

A cantora e compositora Jana Delara gravou um trabalho para, em princípio, apresentar para possíveis contratantes com o objetivo fazer um tributo à artista nigeriana-britânica Sade. Mas o resultado agradou tanto a ela e o guitarrista e parceiro Diego Dutra, que também é seu marido, que resolveram colocar o EP “Intimacy” nas plataformas digitais. O material foi divulgado antes do seu primeiro single, “Made In Floripa”, por acaso. Lançada na última sexta-feira (21), com direito a videoclipe, a música é uma homenagem ao aniversário de 352 de Florianópolis, comemorados no domingo (23), e também à beleza das mulheres da Ilha. “Essa música é sobre minha, sobre minha mãe, minha vó, minhas filhas, suas irmãs e amigas. É uma homenagem para as mulheres, que assim como eu, respondem com orgulho o que é ser daqui”, comentou Jana, que está preparando um EP autoral com quatro faixas. “Made In Floripa” tem a guitarra de Dutra e violão, baixo, produção, mixagem e masterização de João Peters (Grillo e os Mosquitos).

Ao contrário do repertório de “Intimacy”, que traz canções do pop e R&B (Sade e Des’ree) numa roupagem brasileira, puxando para a bossa nova, o EP “Amor é mar” já caminha mais para o lado do samba, misturando com a MPB e outras referências. A produção está sendo feita sem pressa, faixa a faixa, e o objetivo da cantora e compositora é divulgar cada lançamento em um intervalo de dois meses entre um e outro, para ter tempo de apresentar as músicas para o seu público em formação e também trabalhar a divulgação de cada projeto individualmente. Poder acompanhar os detalhes de cada gravação e também a parte de finalização tem sido um diferencial para a artista, que aposta numa sonoridade variada em “Amor é mar”. A base é a brasilidade, tem samba, mas também tem um tempero baiano, uma levada pop influenciada por Saulo Fernandes e Gilsons. Em contato com o Rifferama, Jana Delara falou a produção do EP e também as misturas as suas músicas trazem.

— Eu tenho muita dificuldade em me encaixar em um estilo. O que me encanta é a mistura. O single é um samba diferente, acho que sempre vai ter essa brincadeira de mesclar coisas nos meus trabalhos. Nesse EP gostaria de fazer músicas que conversassem entre si. Tem mais um samba e outras músicas que são bem brasileiras, uma pegada que flerta com uma coisa que não é totalmente fechada num ritmo só. O encontro com o João Peters foi muito feliz. Não é todo produtor que deixa o cantor participar da edição, escolher as partes que ele gostou mais, dar sugestão. Foi tudo muito conversado. Estamos gravando as outras músicas com calma, queremos pensar em cada participação, fazendo com muito carinho. É um trabalho que tem me dado um prazer enorme, estou colocando o que sou, a minha formação musical, o que ouvi a vida inteira está um pouco ali. Espero que as outras músicas tenham essa acolhida tão calorosa como foi com “Made In Floripa”. 

Foto: Diego Dutra

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *