O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Em 2020, Josias Pimentel foi convidado por Alegre Corrêa para participar de um festival online de composição chamado Brasileto. Inspirado no padrão de mesmo nome que ele Gabriel Grossi batizaram, o músico escreveu o seu primeiro tema, “Alegre Brasileiro”, em homenagem ao multi-instrumentista — a faixa está presente no álbum “Temporais”, lançado em 2023 com a cantora Susi Brito. Além do tributo, o guitarrista retribuiu o convite e propôs que fizessem um disco juntos. “O tempo e o som”, publicado em janeiro nas plataformas digitais, traz temas criados pela dupla e outras quatro músicas de Alegre e parceiros. O registro, que foi gravado ao vivo em setembro do ano passado no estúdio Giant Steps, com mixagem de Gabriel Vieira, traz as participações de Rubens Azevedo (flauta), Pedro Silva (violão de aço) e Sandro Haick (guitarra), e foi patrocinado pelo edital 013/2023 da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), de Balneário Camboriú.
“O tempo e o som”, que também ganhou uma versão audiovisual dirigida por Guilherme Meneghelli, é majoritariamente instrumental, com Josias Pimentel (guitarra) e Alegre Corrêa (violão e voz) tocando juntos, com duas faixas cantadas. O repertório é variado, bem brasileiro, com ritmos regionais, como “Frevendo” e “Campeiro”, mas também apresenta outras referências, como a flamenca “Andaluzia”. Tão interessante quanto a estética e o apuro técnico apresentados, é esse encontro de gerações diferentes: Alegre é autodidata, com 50 anos de carreira; Josias ainda não chegou nos 30 e vem do Conservatório de Música Popular de Itajaí Carlinhos Niehues, onde estudou e hoje atua como professor. Em contato com o Rifferama, Josias Pimentel falou sobre o processo de produção do álbum e o objetivo de levar esse repertório para os palcos.
— Sempre tivemos uma afinidade muito boa, ele me convidava para ir na casa dele compor, fazer algo juntos, mas ficou difícil acontecer, até que vi a oportunidade quando saiu esse edital da LIC. Escrevi o projeto e ele topou. Fui para Floripa, a gente ficou vários dias junto convivendo na casa dele e surgiram as composições. A ideia de chamar “O tempo e o som” foi por essa coisa realmente de gerações, o Alegre de outra geração e eu bem mais novo, mas com a mesma afinidade musical. Nos demos muito bem nesse sentido, de gostar das mesmas coisas, uma admiração recíproca, primeiro vindo da minha parte com ele, nos aproximamos e virou esse trabalho. Realizar esse projeto é também a celebração de nossa amizade. “O tempo e o som” remete a isso, que o tempo passa para nós dois, mas o som é o objeto em comum. Ainda não fizemos show de lançamento, queremos circular com esse trabalho, que está fresquinho.
Ficha técnica
Áudio
Produção, direção e arranjos: Alegre Corrêa e Josias Pimentel
Estúdio: Giant Steps (Balneário Camboriú)
Técnico de gravação: Juan Manuel Perez
Mixagem: Gabriel Vieira, Estúdio Araruna (Joinville)
Masterização: Barry Gardner (Safeand Sound Mastering) | Londres – UK
Arte de capa, encarte, projeto gráfico e fotos: Jéssica Junqueira
Produção executiva: Marcinha Ferreira
Gravações adicionais: Sandro Haick (Estúdio Haick)/São Paulo
Vídeo:
Direção e fotografia: Guilherme Meneghelli
Câmera e assistência: Luís Fernando Meneghelli