O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Arquivo Rifferama
Junior Müller abre o coração no primeiro EP “O amor renova” (2019)
Desde a adolescência, o cantor e compositor Junior Müller, que é natural de Grão-Pará, região Sul do estado, vem construindo a sua trajetória musical. Após a participação no KidX, grupo resultado de um reality show da Rede Globo, com um disco gravado em 2013, o catarinense estreou solo em 2017 com dois singles, destaque para “Ela chegou”, sua canção mais ouvida até hoje, ao lado de Jão MC. Foram alguns anos de atividade, incluindo o EP “O amor renova”, divulgado em 2019, com um hiato a partir de 2021 — os seus últimos lançamentos foram cantando em trabalhos de outros artistas. Essas experiências influenciaram a retomada de Müller com a FLUAH, banda formada neste ano com Aliel Salvador (guitarra), João Augusto (baixo) e Theo Steban (bateria), fazendo o caminho contrário. “Eles foram bem resistentes no começo, tinham mais medo do que eu. Eu já tinha uma galera que me acompanhava, uma marca, mas essa vibe de banda era mais importante que o meu nome”, contou o vocalista.
Os músicos da FLUAH já faziam parte da banda de apoio de Junior Müller e a amizade criada nos ensaios, nas viagens e nos palcos não só trouxe essa nova perspectiva para a carreira do artista como também batizou o grupo. “Me sentia egoísta, não fazia sentido chamar aquilo de projeto solo. A entrega era igual para todos, a energia era de banda”, completou. Com dois singles nas plataformas digitais, “Vida nova” e “O lado bom”, ambos com videoclipes e produção musical de Júnior Marques, foram divulgados em outubro e novembro, respectivamente, e fazem parte de um EP previsto para 2026. A sonoridade da banda se resume à vibe, segundo o cantor e compositor. As canções são mais alegres e leves, diferente do folk por vezes romântico ou melancólico do seu trabalho solo: “O lado bom” ainda fala de amor, enquanto “Vida nova”, título do EP, tem uma levada de reggae. Em contato com o Rifferama, Junior Müller falou sobre os primeiros passos da FLUAH.
— Fiquei um tempo sem lançar música, tive um EP, depois alguns singles e feats. Essas parcerias foram importantes para enxergar a minha voz com outras pessoas, de querer somar mais gente no projeto, ter outras cabeças pensando junto. Por muito tempo eu sentia falta disso, por mais clichê que a palavra seja, eu sentia falta da vibe de fazer música por diversão, sem pensar como um trabalho. Não é só o show, a gravação, é todo o caminho até chegar nesse lugar. Com eles era muito mais legal o processo em si e isso reflete no som também. A gente conseguiu uma sonoridade que eu buscava, uma coisa mais orgânica, todo mundo junto sentindo a música. Aprendi com a banda a aproveitar o caminho, não só esperar o resultado, ver quantos plays vamos ter, o mais importante pra gente é que as músicas sejam legais e a gente esteja presente na hora que estiver compondo. Aprendi a aproveitar melhor a música e tudo o que ela envolve. É só o começo.
Ficha técnica
Direção, edição, VFX e color: Theo Steban
Direção criativa: FLUAH e Horse Foto e Filme
Direção de fotografia: Horse Foto e Filme
Elenco: Aliel Salvador, João Augusto, Junior Müller e Theo Steban
Atriz: Júlia Moriss
Produção musical: Júnior Marques
Agradecimentos: Chris Viana e Ludicoz
Distribuição digital: Be Music
Ficha técnica
Direção criativa: FLUAH
Imagens e direção de fotografia: Eduardo Bergman
Edição, VFX e color: Theo Steban
Elenco: Junior Müller e Micaella R. Alberton
Produção musical: Júnior Marques
Distribuição digital: Be Music
Foto: Natália Figueredo

