O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Nefasta Cervejaria
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
Com quase 20 anos de história, a Vinil Filmes tem uma vasta obra e uma importante contribuição para o cenário da música independente de Santa Catarina, criando videoclipes, documentários e séries como a Kombinado, que estreou no fim de julho no canal da produtora de audiovisual no Youtube e também na NDTV, com exibição em pílulas de três minutos durante o Balanço Geral. São dez episódios de 15 minutos, que são divulgados aos sábados: já foram ao ar os programas com as bandas e os artistas Tijuquera, Neno Miranda, Malagueta Jazz, Los Desterros, Stella Folks, Exclusive os Cabides (foto) e Mandale Mecha — os próximos da lista são Irmãos Panarotto, Skrotes e Farra do Bowie. Kombinado – A Série Musical na Kombi foi viabilizada por meio do PIC (Programa de Incentivo à Cultura), da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), com incentivo dos Supermercados Imperatriz.
Inspirados por iniciativas semelhantes na Inglaterra (Cab Sessions) e Singapura (Kombi Sessions), os sócios-diretores Loli Menezes, produtora e diretora de arte, e Marko Martinz, diretor e montador, desenvolveu o projeto à espera de um edital. “Esse projeto foi engavetado. Não tem como viabilizar algo desse tamanho sem o PIC. Trabalhamos com lei de incentivo, quando a coisa toda está funcionando, um projeto como esse sai do papel e vira realidade”, explicou Martinz. A ideia de produzir a série, segundo o diretor, foi de apresentar a diversidade musical da região a bordo de uma Kombi em movimento, com os artistas e bandas fazendo versões acústicas das suas canções e falando sobre os seus trabalhos em locais da Grande Florianópolis. O itinerário foi escolhido por cada participante, algo fundamental para o resultado obtido com a série. Em contato com o Rifferama, Marko Martinz falou sobre o objetivo da Kombinado.
— É muita banda, o leque de opções hoje pra fazer qualquer evento ou festival com o pessoal de Floripa é absurdo. Fizemos uma curadoria que passou muito pelo crivo pessoal, foram alguns anos frequentando shows. A Vinil tem um trabalho com a música, a gente acompanha a cena musical desde os anos 90, trouxemos uma banda como o Tijuquera, que conheci quando tinha 14 anos, por representar esse estilo musical que é muito ilhéu. Por outro lado tivemos bandas como a Stella Folks, que eu nunca tinha assistido, seria interessante ter uma banda de São José. O Neno Miranda conheço pelo envolvimento com o cinema, os Irmãos Panarotto, da Banda Repolho, acompanho desde sempre, de ouvir demo, fazer filme junto, videoclipe. A ideia passa por isso, também de criar, quais artistas podiam fazer algo fora do convencional? E eles (Irmãos Panarotto) são um bom exemplo disso, de fazer aquela coisa mais desconstruída, que não se leva tão a sério.
Ficha técnica
Roteiro: Marko Martinz e Loli Menezes
Direção, edição e finalização de imagem: : Marko Martinz
Produção e arte: Loli Menezes
Fotografia: Marx Vamerlatti
Som: Cícero Bordignon e Daniel Becker
Assistente de produção e motorista: Silvio Cesar Nazário
Assistentes: Juci Wachholz e Gabriel Guaraciaba
Drone: Alex Caceres
Vinheta e créditos: Junior Amorim
Arte gráfica: Julius Schadeck
Edição de áudio: Joel Rosa
Trilha de abertura e mixagem: Cicero Bordignon
Realização: Vinil Filmes