koyoffe-rifferama

Koyoffe prepara sequência conceitual do seu primeiro álbum

O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini KalzoneCamerata FlorianópolisBiguanet InformáticaTUM Festival e Desterro Autoral


Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse

O cantor, compositor, multi-instrumentista, produtor musical e diretor de vídeo Vinícius Delly, que assina como Koyoffe, nasceu em Porto Alegre, mas foi criado em Florianópolis, onde o seu projeto solo começou, em 2019, com o lançamento do single “O que eu sou pra você?”. O artista, que hoje tem 24 anos, chama a atenção pela construção de uma estética própria, que passa pelas canções, mas também pelo audiovisual, figurino, identidade visual e referências. O conceito do primeiro álbum, “Hemera”, foi sendo trabalhado desde a sua estreia até a divulgação do material, que aconteceu em dezembro de 2021. Com exceção de alguns singles, quase todo o repertório de Koyoffe é interligado, e o seu próximo registro, “Hipnose”, que deve ser apresentado em fevereiro de 2025, é uma sequência de “Hemera”. O primeiro single dessa leva saiu em julho do ano passado. “Fantasmas”, assim como “Véspera de Halloween”, última amostra do novo disco, ganharam videoclipes.

Hemera é uma deusa da mitologia grega que representa a luz e, segundo o artista, está associada à mente humana. O álbum traz um jovem tentando refletir sobre as coisas da vida, como a mente lida com a parte romântica, de relação com as pessoas, de saúde mental, entre outros tópicos. Em “Hipnose”, segue essa linha biográfica, também se inspirando em outro deus, Hipnos, no sentido de estabilizar a mente humana (Hemera). O novo disco tem a cor verde predominante, que representa maturidade e fortalecimento, contrastando com o vermelho do trabalho anterior, que passava outras sensações como perigo e amor. Musicalmente, o álbum avança na questão da sonoridade, que continua pop, com vocais ritmados no estilo rap, mas adiciona mais influências do rock. Em contato com o Rifferama, Koyoffe falou sobre o conceito de “Hipnose” e dos elementos que utilizou para contar essa história.

— O “Hipnose” mostra esse meu amadurecimento, de estabilizar o Hemera. Estou contando muitas coisas da minha vida nesse álbum, que tem uma temática bem anos 2000. Todas as músicas têm algum artefato das músicas dessa época, “Véspera” teve muitas referências a Michael Jackson, mas as músicas do álbum vão ter coisas de Blink-182, Gorillaz, Linkin Park… as roupas também. São músicas que têm muita conexão com coisas que escutei e lembram a minha infância, tento trazer um pouco do sentimento dessa época, do emo, da MTV, essa pegada mais pop punk, tem muito tom de desenho animado, mas umas coisas mais densas também. É um misto de vários estilos mesclados juntos. Sempre tive muito essa pegada de usar visuais para contar a história que eu queria passar na música. A música e o visual na minha arte são um complemento, trabalhando juntos pra fazer a história acontecer.

Ficha técnica

Vídeo

Direção: Lorene Nascimento e Daigo Allebrandt
Roteiro: Vinícius “Koyoffe” Delly e Lorene Nascimento
Direção de fotografia: Leticia Vitória
Operação de câmera: Lorene Nascimento, Letícia Vitória e João Lauffer
Animação e VFX: João Victor Figueiredo
Maquiagem FX: Maria Vitorina dos Reis
Diretora de arte: Julia Dalri Eller
Foto Still: Juliana Lunardelli e Iza Treichel Fernandes
Elenco: Daigo Allebrandt (Hemera) e Vinícius Delly (Koyoffe)
Edição e colorização: Vinícius “Koyoffe” Delly
Agradecimentos: Guel Varalla, Valdoir Damazio, Arthur Sand, Sensy, LabCine e Qualis Editora

Áudio

Beat, composição, voz e arranjos: Vinícius “Koyoffe” Delly
Mixagem e masterização: Sthorm
Captação das guitarras: Derek Luan

Foto: Victória Buque

Daniel Silva é jornalista e editor do portal Rifferama, site criado em 2013 para documentar a produção musical de Santa Catarina. Já atuou na área cultural na administração pública, em assessoria de comunicação para bandas/artistas e festivais, na produção de eventos e cobriu shows nacionais e internacionais como repórter de jornal.

DEIXE UM COMENTÁRIO.

Your email address will not be published. Required fields are marked *