O Rifferama tem o apoio cultural da 30 Por Segundo, Habrok Music e Mini Kalzone
Fã de Michael Jackson, Frank Zappa e Prince, o cantor, compositor e tecladista Bernardo Flesch formou o Lado B em 2016 com o objetivo de experimentar. O projeto solo, que começou como banda, é apenas um meio para a música sem fronteiras do artista, que batizou o seu estilo de tropicália pop. No dia 28 de maio, Flesch lançou o single “Tá pedindo”, um pagode que estava há dez anos “na gaveta” e traz a participação de Léo Vieira (Semserteza) nos vocais, além de uma super banda envolvida na gravação — confira a ficha técnica no fim deste post.
Até fevereiro de 2022, o músico pretende disponibilizar uma faixa por mês nas plataformas digitais. Grande parte delas já está pronta, mas Flesch também está trabalhando em novas composições e parcerias. Neste mês o artista foge um pouco da regra, com dois lançamentos: “Sentir”, um trap, e “Tão só”, um xote com Natacha Kamila, que ganham o mundo nos dias 18 e 24, respectivamente. E ainda tem um reggae em parceria com François Muleka, um rock da época da Besouros da Praia e muito mais. Essa variedade de gêneros que a arte de Bernardo Flesch cobre faz parte da construção da sua personalidade musical.
— O conceito do Lado B é abordar uma diversidade de gêneros e usar várias referências. É uma espécie de tropicália, eu chamo de tropicália pop. Não quero ser ambicioso a esse ponto ou prepotente de chamar o que faço de tropicália, mas são músicas pop, fáceis de escutar, mas com arranjos bem completos, sem tentar encaixar num nicho específico. Me vejo fazendo vários estilos de música e personalidade é uma coisa que se constrói. Não quero que ninguém se identifique comigo, só que gostem do que estão ouvindo.
Ficha técnica
Bernardo Flesch: composição e voz
Fábio Sung: produção e voz
Léo Vieira: voz
Natacha Kamila: voz
Rafael Meksenas: guitarra
Kaddu Bernardes: cavaco
Jean Carlos: trompete
Braion Johnny: saxofone
Gabriel Guimarães: trombone
Fábio Costa: baixo
Gabriel Rosa: pandeiro
Sandro Dido: cuíca
Théo Silva: percussão
Neto Fernandes: bateria
Foto: André Quadros