O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Camerata Florianópolis e TUM Festival
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
A Last Sheep estreou no começo de 2022 e teve dois anos de bastante atividade, com dois EPs e um álbum lançados, além de três videoclipes, single acústico e mais. Desde o começo, a banda de Rio do Sul, formada até então por Gabriel Temochko (voz e guitarra), Rafa Moda (guitarra e voz), Anderson Méts (baixo) e Juninho Alvisi (bateria) se destacou pelo profissionalismo e qualidade nos trabalhos, incluindo as artes gráficas, merch, etc. No primeiro semestre de 2024, o grupo entrou em hiato com a saída do vocalista e começou a busca por um novo frontman. Vini Matusaye assumiu o posto na metade do ano passado e a Last Sheep voltou a ensaiar e escrever. Depois de alguns shows, a banda foi para São Paulo gravar “Âncora”, single produzido no Estúdio Costella por Alexandre Capilé e Gabriel Zander, com audiovisual dirigido por Jean Goral (Brisa Filmes).
De volta à cena, com shows de abertura para Menores Atos e Dead Fish neste ano (já dividiu o palco também com CPM22, Di Ferrero, Abraskadabra e Sugar Kane), a entrada de Matusaye não mudou tanto o som hardcore da Last Sheep, que preservou a sua base instrumental, mas ganhou em presença de palco e interação com o público, em comparação ao antigo vocalista, que tocava guitarra. A ausência de uma segunda guitarra, inclusive, fez o baixista Anderson Méts voltar a estudar o instrumento para poder preencher melhor o som. A experiência de gravar no Costella favoreceu não somente a questão estética, mas fortaleceu o relacionamento entre os músicos. O objetivo para 2026 fazer mais apresentações e repetir a parceria com Capilé para um terceiro EP. Em contato com o Rifferama, Méts falou sobre a nova formação e do processo de produção de “Âncora”.
— No primeiro ensaio no estúdio com a gente já viu que daria liga pela empolgação dele, quando ele canta algo próprio tem outra energia. Corremos para pegar entrosamento, tocar as novas e sentimos a necessidade de gravar essas músicas. O Capilé gostou do nosso projeto, ele sempre foi uma referência pra nós como músico, o estúdio também já gravou muita banda foda, e estar presente com ele foi gratificante, um aprendizado. Essa viagem para São Paulo foi construtiva para a banda, unificou a galera. A gente conseguiu se manter fiel ao estilo e agora temos um vocalista que tem mais liberdade no palco para se expressar, que era uma coisa que a gente buscava, essa presença, foi uma mudança significativa. Notamos um certo amadurecimento nos temas que a gente vem abordado, umas coisas de refletir o interior. Temos mais algumas músicas prontas para gravar um EP e estamos conversando com o Capilé para dar continuidade no próximo ano.
Ficha técnica
Áudio
Produção musical: Estúdio Costella
Gravação, mixagem e masterização: Alexandre Capilé
Ilustração e design da capa: Anderson Méts (capsula.lab)
Vídeo
Direção: Jean Goral
Assistência: Carine Heissler e Jean Pegoraro
Mídias: Michelle Fracaro
Produção: Brisa Filmes
Foto: Doug Theiss


Satisfação mano. Muito obrigado pelo espaço e interesse em nosso trabalho!