O Rifferama tem o apoio cultural de 30 Por Segundo, Mini Kalzone, Camerata Florianópolis, Biguanet Informática, TUM Festival e Desterro Autoral
Contribua com a campanha de financiamento coletivo do Rifferama no Catarse
A Left/Leaving foi formada em 2017, em Florianópolis, por Joel Rosa da Luz (voz e guitarra), Guilherme da Silva (baixo) e Adriano Boaron (bateria), amigos de longa data que já tinham tocado em outros projetos. Com influências do punk rock e do rock alternativo dos anos 90, o trio chegou ao repertório de 11 músicas do primeiro álbum, homônimo, que foi produzido entre 2020 e 2024 no Estúdio Urbano, onde o vocalista trabalha fazendo efeitos sonoros para jogos, séries animadas e curtas-metragens. Os arranjos foram assinados pelos três, mas apenas Boaron fez parte das gravações: Joel Rosa da Luz fez a captação das guitarras e baixos (com exceção de uma faixa) — veja a ficha técnica completa abaixo. “Left/Leaving” foi lançado em novembro, junto de um documentário sobre produção musical, composição e edição de áudio. O projeto foi contemplado no edital Lei Paulo Gustavo SC D+ da FCC (Fundação Catarinense de Cultura) em 2023, com recursos do Governo Federal.
O processo levou quatro anos para ser concluído por diversas razões. Além do trabalho em estúdio, Joel Rosa da Luz também toca na Vivar, que lançou o seu primeiro álbum no fim de 2020. Durante a pandemia, a Left/Leaving perdeu dois seus integrantes, o baterista foi morar na Alemanha e o baixista largou a música. Com o disco nas plataformas digitais, a banda atualmente é composta por Lucas Baccin (baixo) e Alfredo Luiz (bateria) e em breve deve virar um quarteto para divulgar essas músicas nos palcos da região. O grupo fez apenas quatro shows até agora, dois antes da pandemia e outros dois neste ano. “Estamos inserindo outro guitarrista para eu poder ficar mais livre para cantar também, me dedicar mais à voz. Estamos passando as músicas pra ele, ainda não fizemos shows”, comentou o vocalista. Em contato com o Rifferama, Joel Rosa da Luz falou sobre a formação da banda e a gravação de “Left/Leaving”.
— Somos amigos de colégio, a gente sempre tocou juntos, com idas e vindas. Essa banda era mais um projeto paralelo, o baixista saiu em 2020 e gravei todas as cordas, baixo, linhas de guitarra, base e solo, as vozes principais e chamei os amigos da banda para ajudar nos coros. O baterista gravou todas as músicas antes da pandemia e depois fui fazendo aos poucos. No meio do processo de composição do disco lancei um álbum com a Vivar e um som de um projeto meu, foi só um single e não dei seguimento, fazia mais sentido continuar tocando com outras pessoas. Essas músicas têm bastante tempo de maturação, tem melodias e letras que comecei em 2010, eu nem cantava ainda, ainda me considero mais guitarrista, mas gosto de cantar também. Gravei tudo aqui no estúdio, tem um clipe lançado e um making of sobre a produção, que fala bastante sobre a banda, trajetória e composição.
Ficha técnica
Bateria: Adriano Boaron
Cordas: Joel Rosa da Luz (Exceto baixo #06 por Cicero Bordignon)
Letras: Joel Rosa da Luz (Exceto #09 por Fábio Aquino)
Voz: Joel Rosa da Luz
Vozes de apoio: Adriano Boaron, Guilherme da Silva, Andri Flores, Cicero Bordignon, Giorgi Zanini e Joel Rosa
Arranjos: Guilherme da Silva, Adriano Boaron e Joel Rosa da Luz
Ficha técnica
Produção musical e músico: Joel Rosa da Luz
Músico: Adriano Boaron
Arranjos: Guilherme da Silva
Músicos participantes do projeto: Joel Rosa, Lucas Baccin e Alfredo Luiz
Técnico de áudio: Cicero Bordignon
Assistente técnico de áudio: Yusanã Mignoni
Produção executiva: Sebastião G. Branco
Design gráfico: Johlen Teixeira
Vídeo e fotografia: Lúcio Consul
Libras: Eduarda Mezzomo
Foto: Lucas Baccin